Memorial

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA DE GESTORES
ESCOLARES – PROGESTÃO

MEMORIAIS

BOTUPORÃ /BA
2011

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA DE GESTORES
ESCOLARES – PROGESTÃO

Memorial apresentado à Tutora Luciene Soares Silva Souza pela cursista Maria de Fátima Santos Nunes da Escola Municipal Monte Belo participante do Programa PROGESTÃO (Programa de Capacitação a Distância de GestoresEscolares), como um dos pré-requisitos para a conclusão do curso.

BOTUPORÃ/BA
2011

AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus,
a minha família,
aos professores que me oportunizou o ingresso na trajetória educacional,
os meus colegas de Curso,
ao professor que me desafiou com este trabalho.

Encerro com o pensamento de Soares:
“Na lembrança, o passado se torna presente e se transfiguracontaminado pelo aqui e o agora. Esforço-me por recuperá-lo tal como realmente e objetivamente foi, mas não posso separar o passado do presente, e o que encontro é sempre o meu pensamento atual sobre o passado, é o presente projetado sobre o passado”

(SOARES, 1991, p.37-8)

Sumário
1. MEMORIAL PESSOAL 6
1.1 INTRODUÇÃO 6
1.2-DESENVOLVIMENTO 6
1.3 PERSPECTIVAS DO PROGESTÃO 8
MEMORIAL I9
TÍTULO: COMO ARTICULAR A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COM AS ESPECIFICIDADES E AS DEMANDAS DA COMUNIDADE 9
MEMORIAL II 11
TÍTULO: COMO PROMOVER, ARTICULAR E ENVOLVER A AÇÃO DAS PESSOAS NO PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR? 11
MEMORIAL III 14
TÍTULO: COMO PROMOVER A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? 14
MEMORIAL IV 16
TÍTULO: COMO PROMOVER O SUCESSO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EA SUA PERMANÊNCIA NA ESCOLA? 16
MEMORIAL V 19
Titulo: COMO CONSTRUIR E DESENVOLVER OS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA?” 19
MEMORIAL VI 21
TÍTULO: COMO GERENCIAR OS RECURSOS FINANCEIROS? 21
MEMORIAL VII 24
TÍTULO: COMO GERENCIARA O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA? 24
MEMORIAL VIII 26
TITULO: COMO DESENVOLVER A GESTÃO DOS SERVIDORES NA ESCOLA. 26
MEMORIAL IX28
TÍTULO: COMO DESENVOLVER A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA? 28
MEMORIAL X 30
TÍTULO: COMO ARTICULAR A GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR? 30
4-ANEXOS: 33
REFERÊNCIAS 334

1. MEMORIAL PESSOAL

1.1 INTRODUÇÃO

O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória da história educacional, destacandoas principais atividades que eu já desenvolvi, e também as atividades que realizo atualmente. Registro, também, nesse documento, os cursos de aperfeiçoamento e atualização que realizei, bem como as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação a esse curso.

1.2-DESENVOLVIMENTO

Memorial narrativo apresentado para curso de progestão outubro/2010. Contar e compor a nossa história etrajetória dar forma, cor e texto às lembranças das experiências profissionais e acadêmicas são um exercício, tanto exaustivo, pela estrutura estética e reflexiva que o memorial exige, quanto indispensável, na medida em que produz reflexão e significado ao vivido. Sinto, sobretudo, a necessidade de revisitar o passado e minha trajetória, a fim de redimensionar o mundo e, consequentemente, reinventar-menele. Relembrar minha história de vida, embora não possa revivê-la na íntegra, é poder reconstruir, a partir das concepções de hoje, as experiências de outrora. É a partir desta relação, entre passado e presente, com vistas ao futuro, que apresento este memorial narrativo para o Curso de Progestão reconheço, inclusive, que a escrita de si é formação é possibilidade de se ver num espelho depalavras. Tenho percebido a potência irradiante das narrativas, das histórias e trajetórias de vida como dispositivo de formação e reflexão de si. Nesse sentido, pretendo nestas palavras, relatar e refletir sobre alguns momentos que julgo mais significativos de minha trajetória de vida educacional, demarcando assim as posições, posturas e o meu olhar diante do mundo, especialmente do escolar e do...
tracking img