Roteadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Roteadores

Um roteador é um elemento intermediário em uma rede de computadores que permitem o roteamento de pacotes entre redes separadas. Este roteamento é realizado de acordo com um conjunto de regras que formam a tabela de roteamento.
Consideramos por exemplo um grupo de dispositivos de rede, como servidores, PC’s e impressoras formando uma rede local a qual chamamos de LAN1, comomostrado na figura 1. Consideremos também outra rede local, similar a primeira, a qual chamamos de LAN 2. A interconexão entre elas, que permite a troca de dados e o compartilhamento dos seus recursos e serviços, é feita pelo roteador. Esse esquema caracteriza o uso de uma máquina dedicada.

FIGURA 1: O roteador permite o trafego de informações e compartilhamento
de serviços e recursos entre redesdistintas

Consideremos agora a figura mostrada a seguir. Nela está representado o caso em que o roteador é um software instalado em um computador. Como podemos observar, é um computador, através de um software especifico, que gerencia o tráfego de dados entre as diferentes redes mostradas. Esse esquema representa a topologia de rede inicialmente utilizada no CBPF até 1996, quando o servidorNovell exercia a função de roteador, através de um software de roteamento desenvolvido pela própria Novell.
O roteador opera na camada 3 do modelo OSI (International Organization of Standardization) no inicio dos anos oitenta, tendo sido o primeiro passo para a padronização internacional dos diversos protocolos de comunicação existentes atualmente.
1.1 - Funcionamento:
Quanto ao funcionamento deum roteador, temos que pacotes (partes da mensagem que é transmitida) são transmitidos de um host (qualquer dispositivo de uma rede) para outro, esse equipamentos usam cabeçalhos (headers) e uma tabela de roteamento para determinar por qual caminho esses pacotes irão; os roteadores também usam protocolos ICMP (Internet Control Message Protocol) para comunicarem-se entre si e configurarem amelhor rota entre dois hosts qualquer. O cabeçalho, em várias disciplinas da ciência da computação, é definido como uma unidade de informação que antecede o objeto de dados de um pacote; ou seja, é no cabeçalho que está contida a informação sobre o destino do pacote utilizada pelo roteador. Já em relação ao ICMP, temos que ele é uma extensão do protocolo IP (Internet Protocol), sendo definido pela RFC792. O ICMP suporta pacotes que contenham mensagens de erro, de controle e de informação. O comando ping, por exemplo, usa esse protocolo para testar uma conexão Internet.


FIGURA 2: O Computador através de um Software especifico pode gerenciar o
trafego de dados entre redes destintas, funcionando como um roteador

Por ultimo, temos que uma pequena filtragem de dados é feita através deroteadores. Contudo , é importante ressaltar que os roteadores não se preocupam com o conteúdo dos pacotes com que eles lidam, verificando apenas o cabeçalho de cada mensagem, podendo ou não trata-la de forma diferenciada.

1.2 ROTEAMENTO E SEUS COMPONENTES:
O Roteamento é a principal forma utilizada na Internet para entrega de pacotes de dados entre hosts (equipamentos de rede de uma formageral, incluindo computadores, roteadores etc.). O modelo de roteamento utilizado é o do salto por salto (hop by hop), onde cada roteador que receber um pacote de dados, abre-o, verifica o endereço de destino no cabeçalho IP, calcula o próximo salto que vai deixar o pacote um passo mais próximo de seu destino e entrega o pacote nesse próximo salto. Este processo de repete e assim segue até a entregado pacote ao seu destinatário. No entanto, para que este funcione, são necessários dois elementos: Tabelas de roteamento e protocolos de roteamento.
1.3 TABELAS DE ROTEAMENTO.
São registros de endereços de destino associados ao numero de saltos até ele, podendo conter varias outras informações. Na figura abaixo apresentamos o exemplo de uma mini tabela de roteamento.

Cada...
tracking img