Roteadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteadores

1 Introdução ao roteamento e ao encaminhamento de pacotes

1.0 Introdução do capítulo

1.0.1 Introdução do capítulo

As redes atuais têm um impacto significativo em nossas vidas – alterando a forma como nós vivemos, trabalhamos e nos divertimos. As redes de computadores – e, em um contexto mais amplo, a Internet – permitem às pessoas se comunicar, colaborar e interagir demaneira que elas jamais viram. Nós usamos a rede de várias formas, inclusive aplicativos Web, telefonia IP, videoconferência, jogos interativos, comércio eletrônico, educação e muito mais.

No centro da rede está o roteador. Resumidamente, um roteador conecta uma rede a outra. Por isso, o roteador é responsável pela entrega de pacotes em redes diferentes. O destino do pacote IP pode ser umservidor Web em outro país ou um servidor de email na rede local. É a responsabilidade dos roteadores entregar esses pacotes em tempo hábil. A efetividade da comunicação de redes interconectadas depende, amplamente, da capacidade dos roteadores de encaminhar pacotes da maneira mais eficiente possível.

Agora os roteadores estão sendo adicionados a satélites no espaço. Esses roteadores terão a capacidadede rotear tráfego IP entre satélites no espaço de maneira muito semelhante à forma como esses pacotes são movidos na Terra, o que reduz atrasos e oferece maior flexibilidade de networking.

Além do encaminhamento de pacotes, um roteador também presta outros serviços. Para atender às demandas das redes atuais, os roteadores também são usados para:
* Assegurar uma disponibilidade 24x7 (24 horaspor dia, 7 dias por semana). Para ajudar a garantir o alcanço da rede, os roteadores usam caminhos alternativos, caso haja falha no caminho primário.
* Fornecer serviços integrados de dados, vídeo e voz em redes com e sem fio. Os roteadores usam a priorização de Qualidade de Serviço (QoS, Quality of Service) dos pacotes IP para assegurar que o tráfego em tempo real, como voz, vídeo e dadoscríticos não sejam descartados ou atrasados.
* Atenuar o impacto de worms, vírus e outros ataques na rede, permitindo ou negando o encaminhamento de pacotes.

Todos esses serviços são criados de acordo com o roteador e sua responsabilidade primária de encaminhar pacotes de uma rede para a próxima. Isso só acontece por causa da capacidade do roteador de rotear pacotes entre redes nas quais osdispositivos em redes diferentes podem se comunicar. Este capítulo irá apresentar o roteador, sua função nas redes, seus principais componentes de hardware e de software, além do próprio processo de roteamento.

1
1.0 Por dentro do Roteador

1.1.2 Roteadores são Computadores

Um roteador é um computador, assim como qualquer outro, inclusive um PC. O primeiro roteador, usado na ARPANET(Advanced Research Projects Agency Network), foi o Processador de Mensagem da Interface (IMP, Interface Message Processor). O IMP era um minicomputador Honeywell 316; esse computador deu vida à ARPANET no dia 30 de agosto de 1969.

Nota: a ARPANET foi desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A ARPANET foi a primeira rede de comutação depacotes operacional do mundo e a antecessora da Internet atual.

Os roteadores têm muitos componentes de hardware e de software iguais encontrados em outros computadores, inclusive:
CPU
RAM
ROM
Sistema operacional

Roteadores estão no centro da rede

Os usuários típicos talvez desconheçam a presença de vários roteadores em sua própria rede ou na Internet. Os usuários esperam ser capazes de acessarpáginas da Web, enviar emails e baixar músicas – independentemente do servidor acessado estar em sua própria rede ou em outra rede no mundo. No entanto, os profissionais de networking sabem que o roteador é responsável por encaminhar pacotes de rede-a-rede, da origem original para o destino final.

Um roteador conecta várias redes. Isso significa que ele tem várias interfaces pertencentes a...
tracking img