Rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÕES SINDICAIS

SINDICATOS
É composto de entidades associativas, que regulam as relações entre os sindicatos de empregados e de empregadores e entre as empresas, agindo sozinhas ou por seussindicatos, visando tratar problemas coletivos das bases representadas, com o objetivo de alcançar melhores condições de trabalho e de vida.
Neste sentido, os sindicatos são, basicamente, os sujeitosdo direito coletivo do trabalho.
Os empregadores podem agregar-se em sindicatos empresariais, conforme o
modelo sindical a ser observado na ordem jurídica, para as relações com os seus trabalhadorese com os demais trabalhadores que laborem em sua atividade econômica. Já os sindicatos agregam trabalhadores por quatro motivos: por força de ofício ou profissão, por categoria profissional, porempresa e por ramo de atividade empresarial.
Sindicatos que agregam trabalhadores em decorrência do seu ofício ou profissão são aqueles que representam os trabalhadores considerados de categoriadiferenciada, como músicos, jornalistas, motoristas, professores, aeronautas, e a qual é definida pela CLT(art.511, § 3°): “ Categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçamprofissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em conseqüência de condições de vida singulares”, são também chamados de sindicatos horizontais.

Alguns sindicatosagregam trabalhadores em razão da sua categoria profissional, que é um conceito mais amplo de representatividade. Ele representa os empregados de empresas de um mesmo setor de atividade produtiva ouprestação de serviços.

SINDICALISMO NO BRASIL E EXTRUTURA EXTERNA

Pela Constituição Federal é vedada a criação de mais de uma organização
sindical, em qualquer grau (profissão, empresa oucategoria profissional), representativa de categoria profissional ou econômica, respeitada ainda a base territorial do município. Por tal disposição normativa não pode haver mais de um sindicato que...
tracking img