Rosalind franklin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Rosalind Franklin:

Rosalind Franklin nasceu em Londres, em 25 de julho de 1920 e morreu também em Londres, no dia 16 de abril de 1958
Pioneira da biologia molecular , empregando a técnica dadifração dos raios-X, ela concluiu que o DNA tinha forma helicoidal.
Entrou em 1938 no Newnham College, em Cambridge, graduando-se em físico-química no ano de 1941. Foi na Universidade que Franklinteve contato com William Lawrence Bragg, que usava a difração por raios X para revelar a estrutura de cristais. Porém, Franklin optou por seguir sua carreira explorando essa técnica no estudomicroscópico da matéria.
Iniciou-se como pesquisadora em 1942, analisando a estrutura física de materiais carbonizados utilizando raios-X. Trabalhando no British Coal Utilization Research Association,desenvolveu estudos fundamentais sobre as microestruturas do carbono e do grafite, base de seu doutorado em físico-química pela Universidade de Cambridge em 1945.
O ponto de virada na vida de Franklinfoi, seu encontro com a cientista francesa Adrienne Weill. Foi Weill quem, permitiu que Franklin tivesse a oferta de seus sonhos: um posto no Laboratório Central dos Serviços Químicos, em Paris, paraonde se mudou em 1947.
Trabalhando em Paris entre 1947-1950, ela usou a técnica da difração dos raios-X para análise de materiais cristalinos. Os anos em Paris consolidaram sua reputação internacionalem cristalografia. Voltando para a Inglaterra, juntou-se a equipe de biofísicos do King's College Medical Research Council e no laboratório de biofisica do britânico Maurice Wilkins, iniciou aaplicação de estudos com difração do raio-X para determinação da estrutura da molécula do DNA.
Desde o início, sua vida no King's contrastou com a de Paris. Franklin era independente, confiante e admirada emParis. Já Londres era um ambiente pouco amigável para uma judia de classe média alta que apreciava a cultura francesa. No King's, sua reputação era pouco conhecida e seu trabalho, pouco...
tracking img