Rosacea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rosacea

Érica de O. Monteiro
Dermatologista colaboradora do Setor de Cosmiatria (UNICCO - Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia) do Departamento de Dermatologia da UNIFESP.
RBM Jul 10 V 67 Especial Dermatologia

Indexado LILACS: S0034-72642010004700005

Unitermos: rosácea, flushing
Unterms: rosacea, flushing
________________________________________
Numeração de páginas narevista impressa: 28 à 32

Resumo

A rosácea é uma doença comum em adultos e tem uma apresentação muito variável. A doença com frequência produz eritema, pápulas, pústulas e edema na pele médio-facial.

Introdução

A rosácea é uma dermatose inflamatória crônica observada principalmente na pele do rosto, com períodos de exacerbação e de melhora, afetando cerca de 10% da população1. É causadapor um processo inflamatório que envolve vasos da pele e a unidade pilossebácea, levando ao desenvolvimento de eritema, com sintomas de dor, queimação, prurido e flushing2. Esse componente inflamatório aumenta a sensibilidade da pele e diminui o limiar de tolerância a muitos agentes de uso tópico.

Quadro clínico

Os pacientes com rosácea geralmente apresentam queixa de vermelhidão, flushing,prurido e pele sensível. A pele do rosto é avermelhada, podendo apresentar pápulas, pústulas, telangiectasias e placas eritematosas. A erupção pode variar em função do grupo étnico, sendo que as pápulas e pústulas são menos comuns em negros e seus descendentes. O comprometimento extrafacial em regiões como pescoço, colo e couro cabeludo pode ocorrer, mas geralmente é decorrente da manifestação dadoença associada ao dano solar crônico. Vários fatores desencadeantes estão associados com períodos de piora do quadro, como3-6:
• Agentes locais: cosméticos, retinoides, corticosteroides, sabonetes com alta detergência
• Drogas: álcool, tabaco
• Alimentos: pimenta, chocolate, cafeína, alimentos quentes
• Alterações ambientais: frio excessivo, calor excessivo, vento
• Outros: fatoresemocionais, exercícios físicos, alterações hormonais.

Diagnóstico

De acordo com o Comitê Nacional Norte Americano de Rosácea, a doença pode ser diagnosticada quando um ou mais dessas características estão presentes em áreas convexas da face: eritema transitório ou flushing, eritema permanente, pápulas, pústulas e telangiectasias. Sintomas secundários da rosácea incluem queimação, prurido, edema,manifestações oftalmológicas, ressecamento e fima. Esses sintomas secundários são utilizados para classificar a rosácea em quatro subtipos7.

Rosácea eritêmato-telangectásica
Ocorrem longos períodos de flushing facial, geralmente maiores que 10 minutos e desencadeados por estímulos, como estresse emocional, bebidas quentes, alimentos condimentados, exercício, alterações de temperatura3-5.O eritema é mais frequente e intenso na região centro-facial, poupando as áreas perioculares. Esses pacientes geralmente têm um limiar baixo de sensibilidade para uso de produtos tópicos, que podem desencadear queimação ou prurido.

Rosácea pápulo-pustulosa
Geralmente é vista em mulheres de meia-idade e é caracterizada pela presença de uma área de eritema nas regiões centrais da face,associada à pápulas e pústulas. O flushing pode ocorrer nesse subtipo, mas numa intensidade menor que a forma eritêmato-telangectásica.

Rosácea fimatosa
Caracteriza-se pela presença de fima, levando a acentuado espessamento da pele. Esses são mais comumente vistos na superfície do nariz (rinofima), mas também podem estar presentes nas bochechas, fronte, orelhas e/ou pápebras. Diferente dos outrostipos de rosácea, os tratamentos dos fimas geralmente necessitam de procedimentos cirúrgicos.

Rosácea ocular
Caracteriza-se por achados oculares e perioculares que incluem blefarite e conjuntivite e, eventualmente, podem evoluir para ceratite, esclerite ou irite. Os pacientes com rosácea ocular podem sentir queimação ou prurido, aumento da sensibilidade a luz e sensação de corpo estranho. As...
tracking img