Roosevelt,anna curenius. “arqueologia amazônica”. in:cunha,manuela c. da. história dos índios no brasil. são paulo: companhia das letras, 1992. pp. 53-87.

659 palavras 3 páginas
ROOSEVELT,Anna Curenius. “Arqueologia Amazônica”. In:CUNHA,Manuela C. da. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. Pp. 53-87. Resumo

A perspectiva sobre a Amazônia no que tange seu clima, úmido tropical, tem fomentado uma dialogia a cerca de suas riquezas e capacidades de desenvolvimento humano e cultural, sendo comparadas como inferior às regiões andinas. Entendesse a partir dessa ideia que sua cultura pré-histórica deriva de outros povos que por lá estiveram. Embora mesmo que com pouca frequência, a quem considere a região propícia ao desenvolvimento cultural e de terras férteis, boas para ambientação humana. Mas a pouca informação arqueológica não nos possibilita de definir qual melhor perspectiva. Porém já existem novas pesquisas de campo reavaliando essa visão sobre a pré-história na Amazônia.
Com um rico patrimônio arqueológico descoberto recentemente, os artefatos revelam tipos de técnica, iconografia e atividades importantes, que caracterizam as sequências culturais e suas ocupações na Amazônia indígena, com traços complexos e com menos influência exógena. De acordo com as novas pesquisas arqueológicas, as primeiras ocupações ocorreram por caçadores-coletores, seguido pelas primeiras manifestações secundárias (horticultura, cerâmica), e por último uma sociedade mais complexa em número e nível cultural. Essa sequência ocupacional se contrapõe as primeiras perspectivas sobre o ambiente amazônico, onde se pensava ser impossível um sistema de agricultura e povoamento em um habitat de floresta densa e solo infértil. Legavam os artefatos já encontrados em pesquisas anteriores derivadas dos Andes.
Os primeiros pesquisadores alegavam que os índios da Amazônia eram uma degeneração do que foi a cultura andina na pré-história. E que a mesma se dizimou devido o ambiente tropical. Mas testes de radiocarbônico revelam que o desenvolvimento cerâmico e de ocupações sedentárias em terras baixas foi a priori das terras altas. E que os

Relacionados