Romaria em BJL

516 palavras 3 páginas
ROMARIA
Desde que, descoberto o morro em 1691 por Francisco Mendonça Mar, que mais tarde depois de trágicos acontecimentos, acabaria retornado a esse local com uma imagem do Cristo onde a depositou numa gruta no morro. Mais tarde a gruta se tornou o santuário do Bom Jesus, onde milhares de romeiros vêm de todos as partes do Brasil e até do mundo para pagar suas promessas e renovar seus votas à santidade.

PERSPECTIVA SIMBÓLICA
Pode-se dizer que o simbolismo da romaria para os católicos é mais que simples visita a Bom Jesus da Lapa. É um ritual que começa no final de julho até o termino do ano. Romeiros vêm de todos os lugares para participar do ritual sagrado no dia 6 de agosto. Sentem o misticismo local que os trazem de tão longe para tão longe.
Já para as demais religiões, a romaria é uma época de idolatria, pois servem um deus que a própria bíblia condena quando diz para não adorar imagens e estátuas. Muitos evangélicos, nessa época, consideram a cidade inapta e fazem seus retiros espirituais e retornam após a proscição católica.

PERSPECTIVA REFERENTE ÀS TRAMAS DE RELACIONAMENTO SOCIAIS E ECONÔMICOS
Num ponto de vista econômico, a romaria é a época do ano onde o comércio fica mais fluente, já que milhares de pessoas vêm visitar a cidade, os hotéis lotam, os restaurantes, bares e camelôs conseguem um ótimo faturamento. Eles aproveitam-se dessa deixa para montarem suas barracas, esses que vêm também de fora trazem suas mercadorias para serem vendidas nas ruas da cidade. Uma observação importante, é que nessa época o comercio local aproveita-se dos romeiros e encarecem seus produtos e serviços de forma que o próprio pessoal da cidade estranha. E muito desses comerciantes faturam nesse mês de romaria o seu sustento para todo o ano.
Analisando os aspectos e relacionamentos sociais, nessa época há uma grande invasão de culturas regionais, trazem gostos, sotaques e hábitos para a cidade. Uma boa oportunidade para se socializar e aproveitar o momento. Vale

Relacionados

  • Uma análise sobre a romaria de bjl-ba
    601 palavras | 3 páginas