Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo
1- Gonçalves Dias 1° Geração Romântica
- Biografia
Gonçalves Dias (Caxias MA 1823 - Baixo dos Atins MA 1864) estudou Direito em Coimbra, Portugal, entre 1840 e 1844; lá ocorreu sua estreia literária, em 1841, com poema dedicado à coroação do Imperador D. Pedro II no Brasil. Em 1843, escreveria o famoso poema Canção do Exílio. De volta ao Brasil, foi nomeado Professor de Latim esecretário do Liceu de Niterói, e iniciou atividades no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Nos anos seguintes, aliou a intensa produção literária com o trabalho como colaborador de vários periódicos, professor do Colégio Pedro II e pesquisador do IHGB, que o levou a fazer várias viagens pelo interior do Brasil e para a Europa. Em 1846, a publicação de Primeiros Cantos o consagraria comopoeta; pouco depois publicaria Segundos Cantos e Sextilhas de Frei Antão (1848) e Últimos Cantos (1851). Suas Poesias Completas seriam publicadas em 1944. Considerado o principal poeta da primeira geração do Romantismo brasileiro, Gonçalves Dias ajudou a formar, com José de Alencar, uma literatura de feição nacional, principalmente com seus poemas de temática indigenista e patriótica.
- Análise doPoema “Canção do exílio”.
No poema “Canção do exílio”, percebemos o encontro de dois temas relevantes no Romantismo: a natureza e a saudade da pátria. Sendo considerado o poeta da natureza, Gonçalves Dias canta o amor, as florestas, a luz do sol brasileiro. Seus poemas sobre elementos naturais foram denominados por ele mesmo de poesias americanas. Devemos observar, ainda, que os espetáculos danatureza transporatam seu pensamento a Deus, o que remete a uma celebração panteísta. A poesia sobre a natureza misatura-se com a poesia saudosista. O poeta maranhense é um homem nostálgico que lembra a infância, os amores do passado e, antes de mais nada, Um homem que, na Europa, sente-se só, exilado(expulso), e é arrastado pela memória até sua terra natal. Canção do exílio" é considerada uma obraprima da literatura universal.
2- Geração Romântica ou “mal do século”.
- Caracterziza esta geração
A Segunda geração é tembém conhecida como Ultra- Romântica. Nela, as características são levadas ás últimas consequências. A angústia, a dor, e o escapismo, a infância e a morte tornaram-se a temática central. Daí a expressão “ Mal do século”.
- Biografia de Alvares de Azevedo

Manuel AntônioÁlvares de Azevedo (São Paulo SP 1831 - Rio de Janeiro RJ 1852). Poeta, contista e dramaturgo. Filho de Inácio Manuel Álvares de Azevedo e Maria Luísa Mota Azevedo. Com 2 anos, encontra-se instalado com a família no Rio de Janeiro, onde passa a infância. Inicia os estudos num colégio de Niterói, Rio de Janeiro, onde é tido como incapaz para a aprendizagem. Transfere-se então, em 1840, para ocolégio do professor Stoll, no Rio de Janeiro, destacando-se em todas as matérias, menos ginástica. Em 1847, aluno do poeta Gonçalves de Magalhães (1811 - 1882), torna-se bacharel em letras no Colégio Pedro II. No ano seguinte, muda-se para São Paulo e matricula-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e forma, com o poeta Aureliano Lessa (1828 - 1861) e o romancista Bernardo Guimarães(1825 - 1884), a Sociedade Epicuréia, que escandaliza a cidade com suas histórias, verídicas ou não, de orgias e cultos a satã. É dessa época toda a sua produção, englobando os poemas, os contos de A Noite na Taverna, o drama Macário, suas traduções e ensaios literários. Por conta de seus outros interesses, abandona o curso de Direito. Em 1852, tuberculoso, ao passear a cavalo durante as férias pelasruas do Rio de Janeiro, sofre uma queda, que resulta em tumor na fossa ilíaca. Sofrendo dores terríveis, é operado, sem anestesia, segundo familiares, e não resiste à cirurgia. Embora toda a sua obra tenha sido publicada postumamente (incluindo a Lira dos Vinte Anos, única preparada em vida), Álvares de Azevedo é um dos nomes mais representativos da chamada segunda geração do romantismo...
tracking img