Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo, também chamado de Romanticismo[1], foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo[2] e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. O termo romântico refere-se aomovimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
"No Brasil, ultra-românticos foram os poetas-estudantes, quase todos falecidos na segunda adolescência, membros de rodas boêmias, dilacerados entre um erotismo lânguido e o sarcasmo obsceno. Os que dobraram a casa dos vinte e cinco acumularam os fracassos profissionais e os rasgosde instabilidade, confirmando a índole desajustada desses 'poetas da dúvida', a que faltam por completo a afirmatividade dos românticos indianistas e a combatividade dos condoreiros."
(José Guilherme Merquior)

A ORIGEM

Alguns anos depois da introdução do Romantismo no Brasil, a poesia ganha novos rumos com o aparecimento dos ultra-românticos. Esses poetas, desinteressados pela vidapolítico-social, voltam-se para si mesmos, com uma atitude profundamente pessimista diante da vida. Vivem entediados, sem perspectivas, sonhando com amores impossíveis e esperando a morte chegar.
Os poetas da segunda geração do Romantismo, eram na sua maioria, jovens universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo. Levavam uma vida desregrada, dividida entre os estudos acadêmicos, o ócio, os casos amorosose a leitura de obras literárias européias. A maioria deles morreu com pouco mais de 20 anos de idade. Eles copiavam o estilo de vida dos escritores românticos europeus Byron e Musset, essa geração se caracterizava pelo espírito do "mal do século", quer dizer, por uma onda de pessimismo doentio diante do mundo, que se traduzia no apego a certos valores decadentes, tais como a bebida, o vício, e naatração pela noite e pela morte. No caso de Álvares de Azevedo, principal poeta do grupo, esses traços ainda são acrescidos de temas macabros e satânicos.
Subjetivismo, egocentrismo e sentimentalismo são traços marcantes na segunda geração.
O medo de amar: segundo Mário de Andrade, os ultra-românticos temem a realização amorosa. O ideal feminino é normalmente associado a figuras incorpóreas ouassexuadas, como anjo, criança, virgem..., as referências ao amor físico se dão apenas de modo indireto, sugestivo ou superficialmente.
Momento histórico

 O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). Nocampo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.
Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tarde dito romântico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados pré-românticos. Nesta classificação encaixam-se Francisco Goya e Bocage.
O Romantismo surge inicialmente naquela quefuturamente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang.
O Romantismo viria a se manifestar de forma bastante variada nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música (embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). À medida que aescola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.
Politico
Com o incremento da industrialização e do comércio, notadamente a...
tracking img