Romantismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo no Brasil - 1ª geração — Presentation Transcript
* 1. Romantismo no Brasil Primeira Geração: Literatura e Nacionalidade Julia Souza Roberta Carvalho Stephanie Mattos
* 2. Canção do Exílio (1843) Gonçalves Dias Minha Terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeia como lá. Nosso céu tem mais estrelas Nossas várzeas tem mais flores Nossos bosquestem mais vida Nossa vida mais amores Em cismar sozinho, a noite Mais prazer encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar - sozinho, à noite — Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá. Não permita Deus que eu morra Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontropor cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras Onde canta o sabiá, Um Brasil acolhedor Ufanismo Por conta da questão nacionalista, os autores passam a cantar o amor à sua pátria.
* 3. COMO CONSTRUIR A IDENTIDADE LITERÁRIA DE UM PAÍS? Início do século XIX
* 4. Um pouco de História... Em 1808, por conta da Revolução de Porto, a monarquia portuguesa foge para o Brasil. Com a corte no Rio deJaneiro, o rei implementou melhorias na cidade: Portos do país foram abertos. Escolas foram construídas. Se criou a primeira imprensa oficial do país, Imprensa Régia. D. João VI, trouxe para o Brasil um grupo de artistas franceses que ensinaram os brasileiros a desenhar e pintar.
* 5. Como os viajantes estrangeiros influenciaram a escolha dos símbolos literários da nossa identidade cultural?
*6. Símbolos da nação Várias missões estrangeiras compostas pro cientistas e artistas vieram ao Brasil para coletar espécimes, fazer desenhos, enfim, registrar o novo reino. Auguste de Saint-Hilaire, veio na Missão Artística Francesa (1816) e Carl Friedrich von Martius veio na Missão Artística Austríaca (1817). Eles identificaram o índio e a natureza como símbolos da identidade brasileira e tambémtrouxeram ideias nacionalistas da Europa.
* 7. Qual a relação entre a independência política e o Romantismo brasileiro?
* 8. Criando a nação Com a Proclamação da Independência em 1822, os intelectuais brasileiros puderam criar a imagem de uma nova nação, separada de Portugal. Os estrangeiros escolheram os símbolos nacionais e descreveram os costumes dos nativos e catalogaram a fauna e aflora. A missão dos próximos textos, seria de apresentar ao mundo a nova face do Brasil. Os textos divulgavam os índios e a natureza exuberante.
* 9. Poesia Indianista Segundo Gonçalves de Magalhães: “ Cada povo tem sua literatura própria, como cada homem seu caráter particular, cada árvore seu fruto específio.” Os poetas queriam divulgar uma identidade nacional da literatura, que ao mesmotempo mostrasse o amor a pátria e pudesse se livrar das influências Portuguesas.
* 10. Nativistas ou Indianistas Textos escritos para mostrar a beleza da natureza e a imagem dos Índios, definindo a identidade brasileira. Poetas e romancistas escreviam esses tipos de texto também são chamados assim. José de Alencar (romancista) e Gonçalves Dias (poeta) foram importantes autores românticosindianistas. Iracema de José de Alencar é uma obra famosa representante dos nativistas.
* 11. “ Bom Selvagem” Rousseau, famoso filosófo do século XVIII acreditava que todas as pessoas eram iguais e boas quando nascem, e o tempo iria diferenciá-las uma das outras, tornando-as melhores ou piores. A partir de sua tese, os indianistas viarm na imagem do índio a capacidade de demonstrar o espírito dohomem livre e incorruptível, uma imagem idealizada dos índios. Na Europa, essa imagem foi passada através do cavaleiro medieval.
* 12. Iniciando o Romantismo... Alguns escritores que moravam em Paris, o Grupo de Paris, resolveu criar uma revista que trataria dos interesses nacionais. Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre. Criaram em 1836 a revista: A Nitheroy , Revista Brasiliense de...
tracking img