Romantismo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento


Logo após a independência política do Brasil (1822), nasce o Romantismo brasileiro. Os escritores Araújo Porto Alegre, Sales Torres Homem, Pereira da Silva e Domingos JoséGonçalves de Magalhães resolveram escrever uma revista com temas de interesse nacional. Nesse momento nasce a Niterói, Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, que trazia o capitulo : “Tudo peloBrasil e para o Brasil”.

O Romantismo assumiu em nossa literatura um significado secundário, de um movimento anticolonialista e antilusitano, de rejeição à literatura produzida na época colonial,aos modelos culturais portugueses. Por isso, a primeira geração  romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separasse de Portugal, buscando no passado históricoelementos de origem nacional.

Existem três gerações de escritores românticos:

- Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves deMagalhães.

- Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresentam egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Os poetas que se destacam são: Álvares deAzevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varella e Junqueira Freire.

- Terceira geração: esse período desenvolve uma poesia com caráter político e social, é formada pelo grupo condoreiro. O maior representantedessa fase é Castro Alves.


Primeira geração

Os primeiros românticos são conhecidos como nativistas, pois seus romances retratam índios vivendo livremente na natureza, numa representaçãoidealizada. O índio é transformado no símbolo do homem livre e incorruptível.
Nosso Romantismo apresenta como traço essencial o nacionalismo, destacando o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica,folclórica e linguística, e a crítica aos problemas nacionais.

• Um dos poetas que se destacaram na época:

Gonçalves de Magalhães: Domingos José Gonçalves de Magalhães, primeiro e único barão...
tracking img