Mini curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINICURSO








AULAS PRÁTICAS







Elaboração e Desenvolvimento














Daniela da Silva Santos
Graduada em Pedagogia (UNOPAR)
Graduanda em licenciatura em Química (UAB)




Vanusa Dornela da Silva
Técnica em Patologias Clínicas (SENAC)
Graduanda em licenciatura em Química (UAB)INTRODUÇÃO


As finalidades básicas da educação são a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos para que os estudos possam prosseguir; a preparação para o trabalho e cidadania; a compreensão dos fundamentos cientifico-tecnológico e a relação teoria-prática, no ensino de cada disciplina. Dada sua importância, se não houver uma articulação entre os doistipos de atividades, os conteúdos não serão relevantes à formação do individuo.
O uso de atividades experimentais consiste numa prática docente que mostra a relação entre teoria e resultados experimentais. Através dessa estratégia de ensino é possível ao aluno formar seu próprio critério científico, onde este fará uso de seus conhecimentos teóricos e intuição para chegar a uma compreensãodas experiências, ou seja, reforçar a aprendizagem.
Com o intuito de promover a interação entre a cultura e a Química, ou seja, a compreensão da reação de produtos que temos acesso no nosso dia-a-dia, trazendo o cotidiano para o laboratório, ou mesmo uma sala de aula.




































FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A práticaestimula o aprendizado do aluno, possibilitando ao mesmo a compreensão e interpretação do conteúdo com mais facilidade.
O aluno aprenderá utilizar a química não só em sala de aula, mas identificá-la no dia-a-dia. Com as informações recebidas irá criando sua própria opinião, dessa forma estará aprendendo e não decorando. O processo de manusear os materiais em um laboratório de químicaalternativo, os alunos, estarão aprendendo manipular os materiais e substancias. Precisamos ser educadores muito acima da média se quisermos formar seres humanos inteligentes e felizes, capazes de sobreviver nessa sociedade estressante (CURY, 2003).

JUSTIFICATIVA
Embora seja importante, a existência de um espaço adequado, uma sala preparada ou um laboratório é condição necessária, mas nãosuficiente para uma boa proposta de ensino de química, pois com experimentos simples de fácil realização se consegue a mesma finalidade que é a aprendizagem do aluno, as atividades experimentais buscam promover o ensino de Química despertando o interesse dos alunos e, consequentemente, proporcionar a compreensão dessa disciplina de forma mais dinâmica com a inclusão da experimentação no ensino deQuímica, mesmo que de forma mais simples, pois, além de demonstrar fenômenos palpáveis e de significados concretos, poderá também propiciar ao estudante analisar estes fenômenos de forma investigativa. Pois a disciplina de química não é muito atrativa entre os alunos.
Despertar o gosto, curiosidade e manter os alunos em sala de aula requerem do professor, muitas pesquisas e criatividade. Foi apartir dessa observação, que surgiu a ideia de realizar em sala de aula um laboratório de química alternativo onde os materiais utilizados nesse laboratório seriam objetos do nosso dia-a-dia. Sabemos que as aulas práticas facilitam o aprendizado dos alunos, todo ser humano aprende com mais facilidade, quando o que se estuda tem relação ou possibilidade de relacionar com objetos ou situaçõespresente em seu dia-a-dia. Este projeto objetiva realizar aulas práticas em sala de aula com os materiais alternativos facilitando a absorção de informações recebidas nas aulas teóricas.
























OBJETIVOS


Objetivos gerais:
A motivação para o desenvolvimento deste minicurso em questão envolve a criação de alternativas à prática...
tracking img