Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE CRÍTICA – TRABALHO, EMPREGO E LEIS TRABALHISTAS


Desde os primórdios da humanidade o ser humano busca sempre a evolução, e o que acompanha o homem desde seus primórdios é o seu trabalho, no artigo intitulado “A divisão do Trabalho Para o Desenvolvimento Estratégico em Atividades de Produção e Operações de Serviços.” Nixon Diniz Pereira faz uma analogia comparativa entre a evolução dotrabalho humano e a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, assim como na evolução das espécies de Darwin o trabalho do homem passa por um processo de desenvolvimento continuo e passa a conduzir fatores úteis para as suas necessidades, ou seja, o homem se realiza e materializa os seus anseios através do trabalho. Outra teoria aplicável a evolução do trabalho humano e a de seleçãonatural assim como o a seleção presente na natureza, o mercado passa por uma constante seleção natural, onde os trabalhadores melhores preparados conseguem os melhores cargos.
O ser humano sempre está em busca de algo que irá dar retorno a ele, seja no meio profissional, sentimental e social, tudo o que fazemos é em troca de algo passando por cima de nossos valores, o que acaba que deixamos de serverdadeiramente o que somos.
O trabalho, assim como qualquer circunstância da vida tem seu lado bom e ruim, e as más condições de trabalho são terríveis ao ponto de vista que se busca visar. Desde a década de quarenta, as leis trabalhistas surgiu para que o trabalho fosse realizado de forma organizada, e isso não acontece, porém a competitividade se aumenta, pois o custo de vida hoje não éfácil, então o trabalho, mais do que antes, se torna uma necessidade pessoal. O mercado de trabalho não “brinca em serviço”, então, sabendo que há muita gente necessitando de um emprego, volta o lucro para si, abaixando o salário, sabendo que sempre vai haver alguém para preencher a vaga. Karl Mark, com sua teoria da “Mais Valia”, reflete o que acontece nas industrias e empresas hoje, o trabalhadorproletariado que realiza seu trabalho durante um mês e faz mais do que ganha, na verdade trabalha para seu patrão, que ganha muito mais do ele mesmo trabalhou. Nós nunca ganhamos o que é justo na realidade, nós trabalhamos em prol da empresa que pertence ao seu dono, gerando lucro a ela e desgaste em nós. E o Governo nem se interessa pelo nosso bem estar, eles visam o lucro e ponto final, e se não hálucro a culpa ainda é dos empregados.
Hoje o avanço tecnológico e maquinário já estão no meio de nós com grande utilidade que obtém lucro as empresas, mas no início, na Revolução Industrial, muitos perderam seus empregos por não saberem realizar trabalhos nas máquinas, contribuindo ainda mais para a pobreza e detrimento da população operária. Na época se quisesse trabalhar, era necessário fazerum curso de operações de máquinas, o que cresceu bastante os cursos técnicos e profissionalizantes. Nem com isso o Governo se importou, simplesmente lançou a novidade e deixou acontecer, não se lembrando dos pais que são provedores de suas famílias.

A cada ano e décadas esse sistema injusto tem se fortalecido, onde o mercado de trabalho tem exigido muito mais de cada ser humano, mais estudo,conhecimento tecnológico e qualificação profissional. Não basta saber, tem que possuir tal diploma e mostrar o quanto é bom no que faz. (LEAO, p. 01, 2010)

Essa citação, afirma a fala acima, justificando a falta de senso dos políticos públicos e privados. Mais uma vez afirmo, os valores estão se esvaindo, estamos querendo o nosso bem estar individual, assim tendo que passar por cima do outro, eisso foge de muitos valores e princípios. O trabalho está passando por cima da essência humana.
A economia política liberal de Adam Smith, a Lei da Oferta e da Procura, e a mais valia, andam juntas, lado a lado. Com a procura, aumenta-se a oferta, com a oferta aumenta-se o lucro do patrão.
O modelo de produção do sistema capitalista atual é fruto da Revolução Industrial, que consiste na...
tracking img