Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO EM ROMA

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maioresimpérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem à línguaportuguesa, francesa, italiana e espanhola.

ORIGEM HISTÓRICA DE ROMA

De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região dapenínsula itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveu na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietáriosde terras) e plebeus (comerciantes artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.

MONARQUIA ROMANA (753 a.C. a509 a.C.)

Durante o século VI A.C., o regime de governo era monárquico e o poder real apresentava caráter divino. O rei acumulava a chefia militar, administrativa, jurídica e religiosa. Eraeleito pelo Senado e governava durante toda vida. Para governar, apoiava-se em duas instituições: O Senado, um conselho de anciãos composto pelos patrícios mais importantes, e a Assembleia Criativa, quereunia todos os patrícios adultos, membros das trinta cúrias romanas. Cada tribo contribuía para defesa do Estado com cem cavaleiros e dez centúrias (unidade básica do exército romano). A eleição do reienvolvia um complexo sistema, onde cabia ao Senado selecionar um membro de cada tribo e à Assembleia Curiata escolher um entre os três selecionados para o cargo.
PERÍODO REPUBLICANO
Durante operíodo republicano o senado romano ganhou poder político. Os senadores de origem patrícios cuidavam das finanças públicas da administração e da política externa. As atividades executivas eram...
tracking img