Jesuitas

Páginas: 3 (568 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
ATPS- História da Educação e da Pedagogia
Etapa 2 – passo 3
“A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica.”
No séc XVI, a IgrejaCatólica que sempre foi a única igreja cristã européia, foi quebrada com o movimento da reforma protestante.
Com a expansão da doutrina ensinada por Lutero, e preocupados com os avanços doprotestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento com o objetivo de traçar um plano de reação. No concílio de Trento, além de uma reforma interna procurou-se criarinstrumentos de combate ao protestantismo, foi criada a Congregação do índice, que proibia a publicação de obras contrárias a doutrina católica, foi restabelecida a Inquisição, destinada a perseguir econdenar os inimigos da fé católica.
Nesse quadro, o espanhol Inácio de Loyolla criou, a Companhia de Jesus, uma nova ordem religiosa com o objetivo de servir e de lutar pela Igreja. Portanto, ojesuítas, através da catequese e da educação, serviriam à ação da contra-reforma, compensando as perdas da Igreja na Europa com a conversão das populações nativas do Novo Mundo.
O Brasil, parte do NovoMundo, conquistado por países católicos, vai ter na Companhia de Jesus seu principal agente educador.
Os jesuítas chegaram aqui em 1549 e desde a sua chegada, os jesuítas estiveram envolvidos com apacificação dos índios, o que os colocou, muitas vezes, em confronto com os colonos, que viam os índios como mão-de-obra ambulante.
Os jesuítas implantaram igrejas e escolas e tinham uma maneira deensinar usando artes, ou seja, através do teatro, da música e da dança, práticas com o único intuito de ganhar-lhes a confiança para aos poucos destruir-lhes as crenças, fazendo-os crer, por exemplo, naexistência de um único Deus, onipotente.
Os jesuítas tinham seu modo de ensinar que era o Ratio Studiorum, que era muito organizado e bem planejado. O objetivo desse plano de estudo era a formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JesuítaS
  • Os jesuítas
  • jesuitas
  • Os jesuitas
  • jesuitas
  • jesuítas
  • os jesuítas
  • Jesuítas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!