Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VALE DO SÃO FRANCISCO
ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE

HANSENIASE: VENCENDO BARREIRAS E QUEBRANDO MITOS.


Bruna Batista da Silva

Iguatama - MG
2012
Bruna Batista da Silva

HANSENIASE: VENCENDO BARREIRAS E QUEBRANDO MITOS.




Monografia apresentada a Escola
Superior em Meio Ambiente, como parte
das exigências do Curso de Graduação
em Biomedicinapara obtenção do
título de “Bacharel”.


Orientadora: Prof. Janusa Maria Muniz

Iguatama – MG
2012
Bruna Batista da Silva

HANSENIASE: VENCENDO BARREIRAS E QUEBRANDO MITOS.



Monografia apresentada a Escola
Superior em Meio Ambiente, como parte
das exigências do Curso de Graduação
em Biomedicina paraobtenção do
título de “Bacharel”.

________________________________________________________
Prof. Janusa Maria Muniz (Orientadora) - ESMA

Willer Francisco Borges

Maria Aparecida da Silveira

Iguatama – MG
2012

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus que me deu força nesta caminhada, a minha mãe Maria Neide que renunciou muito dos seus próprios sonhos para realizar o meu; e aomeu pai José Batista pelo apoio incondicional. Aos meus irmãos Alex e Lorena pela compreensão nos momentos de ausência. Aos meus Tios e Primos pela força e por acreditarem em mim. Aos meus amigos por entender o meu Não, quando o que eu mais queria era estar com eles. Agradeço a Janusa Maria Muniz pela disponibilidade em transmitir seus conhecimentos e sua amizade, o que foi indispensável pararealização deste trabalho. Toda essa trajetória é dedicada em especial ao meu avô João Henrique da Silva (in memória) que me incentivou a correr atrás deste sonho. A todos que contribuíram para concretização deste trabalho, ofereço o meu carinho como forma de agradecimento.

“A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e queninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.”

Marcel Proust

RESUMO

A hanseníase também conhecida como lepra é considerada uma doença infecto-contagiosa, com evolução crônica e lenta; sua e transmissão ocorre através das vias respiratórias e suas manifestações clínicas são resultantes da proliferação do bacilo Mycobacterium leprae. O período demultiplicação desse bacilo é considerado longo quando comparado ao de outras doenças variando de 12 a 14 dias após a contaminação tornando assim a hanseníase uma doença crônica. A hanseniase se manifesta de maneiras diferentes, apresentando quatro subclassificações, seu diagnóstico deve ser realizado o mais precoce possível, antes da eliminação de bacilos e da instalação das incapacidades físicas dospacientes, sendo que o conhecimento sobre o conceito da doença em questão é fundamental para o diagnóstico correto. Seu tratamento é regular e de fácil acesso; mesmo o Brasil apresentando uma estabilização dos coeficientes de detecção da hanseníase, vale ressaltar a importância da conscientização populacional para que se possa evitar a disseminação da doença.

Palavras -chave: Mycobacterium leprae,Hanseníase, Diagnóstico

ABSTRACT

Leprosy, also known as leprosy is considered a contagious infectious disease, chronic and slow; his and transmission occurs through the respiratory tract and its clinical manifestations are resulting from the proliferation of the Bacillus Mycobacterium leprae. The period of this Bacillus is considered long multiplication when compared to that of other diseasesranging from 12 to 14 days after contamination thereby leprosy a chronic disease. The leprosy manifested in different ways, showing four sub-classifications, your diagnosis should be carried out as early as possible, before the Elimination of bacilli and installation of physical disability of patients, and that knowledge of the concept of the disease in question is essential for the correct...
tracking img