Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5 – ROMA: A cidade e o império mundial

Projeto de Urbanismo I
Janaina Andréa Cucato

Nome: Ariadne Elizabeth de Oliveira Galetti R.A 79074


No Estado romano, que realiza a unificaçãopolítica de todo o mundo mediterrânico, distinguimos 4 pontos da qual mais importante é:
3 – Os métodos de colonização usados pelos romanos em todo o território do império; em nosso campo iremos descrevertrês grupos de modificações do território:
a. As “infra estruturas”: estrada, pontes, aquedutos, linhas fortificadas
b. A divisão dos terrenos agrícolas em quintas cultiváveis;
c. Afundação de novas cidades.

* Permanecem os cinturões de muros de contorno irregular, e poucos monumentos isolados; mas as características do tempo etrusco por uma descrição de Vitrúvio: uma estruturabastante simples de madeiras e de pedra, à qual se sobrepõe uma rica decoração de terracota.
* Os Autores antigos atribuem aos etruscos a origem das regras para a planificação da cidade, que osromanos vão usar posteriormente: a inauguratio (a consulta da vontade dos deuses, antes de fundar uma cidade), a limitatio (a demarcação do perímetro externo e dos limites interno na cidade) a consacratio(o sacrificio celebrado na cidade tecém-fundada). Toda via, as formas traçadas no terreno não seguem uma regra geométrica comparável à roma.
* “Roma não é uma capital escolhida, mas um capitalobrigada, por que o império nasce da ampliação de uma cidade-Estado.”
* A cidade é dividida em quatro regiões:
* Suburbana, que compreende o Célio;
* Esquilina, incluindo o Esquilino, o Ópioe o Císpio;
* Colina, compreendendo o Viminal e o Quirinal;
* Palatina, que inclui o Palatino.
O vale central entre as quatro regiões é secado escavando-se a Cloaca Máxima, e aqui se forma anova área comercial, o Foro Romano.
* No momento que o Império antige o apogeu de sua prosperidade, Roma alcança o desenvolvimento máximo e uma organização física que parece coerente e...
tracking img