Sacarose e sacarina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adoçantes

Introdução

Os adoçantes são uma boa alternativa para diabéticos, obesos e são utilizados pelo público em geral como substitutos do açúcar (sacarose) em bebidas como o café, chá e também são incorporadas numa vasta gama de produtos de calorias reduzidas ou isentas de açúcar como as bebidas sem álcool, sobremesas e alimentos processados. Uma vez que não são cariogénicos(promotores da cárie dentária), desempenham um papel adicional como adoçantes em produtos “amigos dos dentes” como as pastilhas elásticas sem açúcar. Contudo por não acrescentarem volume aos alimentos nem terem as propriedades físicas da sacarose (açúcar da cana), não podem ser usados para a confecção caseira .

Sacarina

A Sacarina é um dos mais antigos adoçantes. Descoberto em 1879 por Ira Remsene Constantine Fahlberg da Universidade Johns Hopkins
Químicamente é uma Imida o-sulfobenzóica, cuja fórmula química é C7H5O3NS · 2H2O. É uma substância artificial derivada do petróleo (tolueno mais ácido cloro-sulfônico).
É usada como adoçante não-calórico, e na medicina quando é contraindicada a ingestão de açúcar. É trezentas vezes mais doce que a sacarose. A sacarina não émetabolizada, é excretada sem alterações pelo organismo. Não existe comprovação da sua toxicidade em humanos, apesar de químicos não descartarem a possibilidade do consumo em excesso de sacarina estar ligado a casos de câncer.
A sacarina serve para adoçar tanto os alimentos quentes como frios. Devido à sua estabilidade, a sacarina pode ser usada em vários alimentos, na indústria de cosméticos e demedicamentos. Estudos feitos em humanos sugerem que a sacarina não causa câncer.
A sua produção comercial só se iniciou em 1999, e atualmente é muito utilizada como adoçante em refrigerantes de baixo valor calórico.

Sacarose
Antigamente, ser diabético significava uma vida com refeições sem o mais agradável aspecto para o paladar: doçura. Hoje, regras para se evitar o açúcar foram relaxadas.Novos adoçantes de baixas calorias, tão saborosos quanto o açúcar podem fornecer doçura sem calorias extras. Como resultado, pessoas com diabetes podem comer alimentos tão bons em sabor, quanto em nutrição.
O açúcar de mesa (sacarose), era considerado prejudicial à saúde de pessoas com diabetes. Médicos e nutricionistas assumiram que o açúcar de mesa era digerido e absorvido com mais rapidezdo que amidos, como batatas e pães. Eles pensavam que o açúcar de mesa poderia causar uma enorme subida da glicose no sangue. Eles estavam errados.
Mais de uma dúzia de estudos comprovaram que os açúcares nas comidas não elevam a glicose no sangue mais do que amidos. A American Diabetes Association (ADA) mudou suas recomendações nutricionais para dizer, “evidências científicas demonstraram queo uso de sacarose como parte do plano alimentar não prejudica o controle da glicose no sangue de indivíduos com diabetes tipo 1 ou tipo 2.”
Todavia, uma regra importante permanece: você precisa acertar com seu médico endocrinologista e nutricionista como lidar com o açúcar no seu planejamento alimentar. O açúcar não é um “alimento livre”. Se conta como carboidrato. Quando você escolhe comeralimentos que contém açúcar, você precisa substituí-los em seu planejamento alimentar pelos alimentos com carboidratos, isto é, deixa de comer esses últimos.
Os rótulos com as Informações Nutricionais nos pacotes dos alimentos o informará quantos gramas de açúcar tem por porção deste alimento, como também quantos gramas do total de carboidratos. O nutricionista pode ajudá-lo a ler o rótulo donovo alimento. Ele também fará um cálculo nutricional para que você saiba quanto carboidrato você pode consumir em cada refeição.
Alimentos feitos com muito açúcar "possuem" na maioria das vezes altos índices de gordura.
Veja os valores "comparados" de alimentos como sorvete, bolo, e chocolate. Metade de uma xícara de sorvete equivale um (1) amido e duas (2) trocas de gordura. Comer...
tracking img