Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 01 – A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA

Este capítulo abordará toda a evolução da logística desde seus primórdios e dar-nos-á um direcionamento para uma de suas atividades primárias, a manutenção de estoques, entretanto, nos próximos capítulos nos aprofundaremos sobre esta questão tão crítica que constantemente é escolhido um dos principais gargalos da logística.
Sabe-se que o departamentode logística atualmente no Brasil, é uma área com grandes possibilidades e expectativas no mercado nacional, principalmente após a estabilização da economia que propicia investimentos privados e públicos ao setor e a impulsão proporcionada devido aos eventos esportivos no país (Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíadas 2016), porém não é nosso foco abordar sobre estes eventos.

1.1. Logística:Conceito e Evolução
A palavra logística deriva do termo LOGISTIKÉ, que em português significa a ciência do cálculo e do transporte, assim se deu a logística na Idade Média, onde esta atividade foi de extrema importância no período de guerra do período, onde a logística teve que transportar tropas e suprimentos para batalhas de forma segura e eficaz aos campos de batalha, além de claro, estocaros mesmos itens de forma segura de modo a suprir as tropas sempre que necessário.
A logística tem suas origens nas organizações militares. Semanticamente, a palavra tem suas raízes na França – proveniente do verbo “loger” ou em português, alojar. Segundo Novaes (2003), “a logística originou-se no século XVIII, no reinado de Luiz XIV, onde existia o posto de Marechal – General de Lógis –responsável pelo suprimento e pelo transporte do material bélico nas batalhas”.

“A logística militar inclui atividades como aquisição estoque, definição de especificação, transportes e administração de estoques, a maios parte das quais está incluída na definição de logística. A experiência militar nestas áreas é substancial. Estima-se que somente a área militar detém um terço de todo o inventáriomantido nos Estados Unidos – uma fonte de experiência inestimável.”. (BALLOU, 2008, p. 34).


Compreende-se, portanto, que a logística após seu ponto de início durante os primórdios teve no período medieval um momento de evolução, porém vale salientar que nesta época a logística já era utilizada para a estocagem de alimentos, bebidas, remédios e outros e tempos depois houve um amadurecimento quelevou a manter o seu nível de crescimento. No Brasil, este assunto começou a ser discutido em meados da década de 1950, entretanto, a área logística ficou sem um foco específico e sem um planejamento de evolução para o setor logístico e devido a esse fator houve a falta de controle, ou seja, alguém para coordenar, fiscalizar e administrar a evolução da logística brasileira.

“Até cerca de 1950, ocampo permanecia em estado de dormência. Não existia nenhuma filosofia dominante para guiá-lo. As empresas fragmentam a administração das atividades chaves em logística. (...) Isso resultava em conflitos de objetivos e de responsabilidades para as atividades logísticas”. (BALLOU, 2008, p.28)

Porém, foi nesse período e com essa desorganização que favoreceu novos pensamentos administrativos paraos setores de administração e de marketing, pois muitos professores e pensadores discordavam de organização que havia naquele momento, avançando a iniciativa de novos pensamentos, favorecendo, sobretudo, novas práticas e técnicas de gestão.

“O período entre o início dos anos só até a década de 60 representa a época de decolagem para a teoria para a prática. O ambiente era propício paranovidades no pensamento administrativo. O marketing estava bem estabelecido em instituições educacionais e orientava muitas empresas. Entretanto, professores de marketing e administração não estavam totalmente satisfeitos com o que havia sido criado.”. (BALLOU, 2008, p.29)

A década de 1960 seguiu-se então com este ritmo de muitas discussões e alguns departamentos um pouco mais desprezados, porém,...
tracking img