Rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As rochas metamórficas são produto da transformação mineralógica no estado sólido (de forma que não se altere a composição global) de qualquer outro tipo de rochas (ou ate mesmo a própria rocha metamórfica) quando submetida a condições de pressão e temperatura distintas da qual ela se formou. “Isto conduz ao reequilíbrio dessas rochas através de reações metamórficas, que modificam a composiçãomineralógica e promovem reorganização estrutural e textural”. (Decifrando a terra.....).
Imagem retirada em http://www.infoescola.com/geologia/rochas-metamorficas/
no dia 13/01/2013 às 22:20h
Imagem retirada de http://geomarco.com/htm/temas/4.htm dia 13/01/2012 as 20:32h

A formação das rochas metamórficas está quase sempre associada aos movimentos tectônicos. As zonas de subducção (área deconvergência de placas tectônicas na qual uma placa mais densa desloca-se para baixo de outra), são áreas onde ocorre a formação de vulcões que expelem um material composto pelas rochas que estão em profundidade (rochas que viraram lava, em seguida vira magma). Este material que é expelido vai para a superfície e formam rochas. Estas sofrem intemperismo, erosão, transporte e deposição e o sedimentoinconsolidado vai sofrer processos que vai levar a formação de rochas sedimentares. Este sob certas condições de pressão e temperatura vai transformar-se em rocha metamórfica. A formação de rochas metamórficas envolvem fatores como:
A Temperatura
O calor proveniente do manto e do núcleo em contato com a rocha no processo de metamorfismo, embora não causem a fundição da mesma, ocasionam as maisdistintas alterações na estrutura da rocha. O calor está ligado à velocidade das reações e elevadas temperaturas provocam a instabilidade dos minerais encontrados nas rochas que, ao buscar mais estabilidade, favorecem as reações químicas entre eles. A temperatura em geral age em combinação com a pressão.
A Pressão/tensão
As ligações dos átomos dos minerais quando submetidos a elevadas pressõespodem se quebrar e se reorganizar de forma que os átomos ocupem menos espaço tornando-se mais densos e formem minerais mais estáveis sob essas condições.
http://maisbiogeologia.blogspot.com.br/2009/04/metamorfismo-rochas-metamorficas.html
Imagem retirada dia 14/01/2012 as 21:32h

A pressão exercida nas rochas ocorre de forma variada, dependendo da sua localização nas profundidades da terra eatuando de duas formas: pressão litostática e pressão dirigida. A pressão litostática ocorre com ao peso das camadas superiores e acontece de forma semelhante à pressão hidrostática (atua em todas as direções da rocha). A pressão dirigida que está ligada as compressões ocasionadas pela movimentação das placas tectônicas (atua de forma vetorial, em uma só direção). Essas podem ser de distensão, decompressão ou de cisalhamento variando com sua localização sob as placa. A deformação mecânica causada pela pressão exerce influencia na textura e estruturas rochosas e na migração de fluidos.
Os fluidos de circulação
Nas rochas circulam vários fluidos que variam de acordo com as condições de pressão e temperaturas e podem estar no estado gasoso ou no estado liquido. Esses fluidos sãobasicamente Água e CO2 e sob pressão, forçam o caminho dentro da rocha e fazem transporte de substâncias (minerais e/ou carbonatos) que causam reações, alteram sua composição química e aceleram o processo de metamorfização. É importante ressaltar que se a pressão dos fluidos se for maior que a resistência mecânica de uma rocha, pode causa a fratura da mesma e a baixa quantidade de fluido torna o processode metamorfização lento.
A temperatura e pressão são inversamente proporcionais ao tamanho dos intervalos na rocha (onde passam os fluidos) de forma que com o aumento dessas, os intervalos diminuem gradativamente e seus fluidos são expulsos. Dessa forma, as rochas com elevado grau de metamorfismo possuem poucos minerais hidratados.
Dois casos especiais são o metassomatismo, onde o sistema é...
tracking img