Rochas sedimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CRISTIANE MARIS TEIXEIRA
FLÁVIA SIQUEIRA FERNANDES SOUTO
JORGE LUIZ CAMPOS
LUANA BIBIANO MARCOLINO
MAYCON SOUZA SILVA CUNHA

ROCHAS SEDIMENTARES

UBERABA-MG
2012

CRISTIANE MARIS TEIXEIRA
FLÁVIA SIQUEIRA FERNANDES SOUTO
JORGE LUIZ CAMPOS
LUANA BIBIANO MARCOLINO
MAYCON SOUZA SILVA CUNHA

ROCHAS SEDIMENTARES

Trabalho apresentado ao componente curricularGeologia aplicada à Engenharia Civil do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.
Professor: Walter

UBERABA-MG
2012

INTRODUÇÃO

O ciclo sedimentar se inicia a partir da ruptura ou desagregação das rochas de uma área fonte ou província geológica pré-existente. O processo de formação das rochas sedimentares está intimamente ligado à origem, transporte e deposição dos materiaisque as constituem. Estes materiais foram transportados pela água, pelo vento ou pelo gelo, sendo posteriormente depositados. Os ambientes onde pode ocorrer a formação de rochas sedimentares são os mais variados.
O volume que as rochas sedimentares ocupam na constituição da crosta é de apenas 5%.Constituem continentes e fundos oceânicos, dado o método da sua gênese e dos fosseis por vezes contidosnos seus estratos, o estudo destas rochas pode trazer à luz informações históricas sobre o nosso planeta.
No entanto, este tipo de rochas cobre uma extensa superfície, ocupando mais de 75% da área dos continentes. Além da utilização de materiais sedimentares para o fabrico de cimento, muitas outras rochas sedimentares são recursos importantes no fabrico dos mais diversos produtos, como, porexemplo, o vidro e as peças de olaria.

ORIGEM

A rocha sedimentar se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas. Chuva vento, água dos rios, ondas do mar: tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos. Esse processo é chamado de intemperismo.
Osfragmentos de rochas são transportados pelos ventos ou pela água da chuva até os rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de lagos e oceanos. Lá os fragmentos vão se depositando em camadas. É assim que se formam, por exemplo, terrenos cobertos de areia, como as praias.
Esses fragmentos ou sedimentos vão se acumulando ao longo do tempo. As camadas de cima exercem pressão sobre as camadas de baixo,compactando-as. Essa pressão acaba por agrupar e cimentar os fragmentos e endurece a massa formada. É assim que surgem as rochas sedimentares. Tudo isso, não se esqueça, leva milhares de anos.

Veja o esquema abaixo:

Desse modo, a areia da praia transforma-se, lentamente, em uma rocha sedimentar chamada arenito. Sedimentos de argila transformam-se em argilito.
As camadas vão cobrindo tambémrestos de plantas e animais. Por isso é muito comum encontrar restos ou marcas de animais e plantas em rochas sedimentares: o animal ou planta morre e é coberto por milhares de grãos de minerais.
Os restos ou marcas de organismos antigos são chamados de fósseis. Analisando os fósseis, os cientistas podem estudar como era a vida no passado em nosso planeta, nelas que foi encontrada a maior partedo material fóssil. Contêm informações importantes sobre a história da Terra, como por exemplo, os fósseis, os restos preservados de antigas plantas e animais. A composição dos sedimentos nos fornece pistas sobre a rocha original. As diferenças entre as sucessivas camadas indicam mudanças de ambiente que ocorreram ao longo do tempo. Rochas sedimentares podem conter fósseis porque, ao contrário damaioria das rochas ígneas e metamórficas, elas se formam a temperaturas e pressões que não destroem os restos fósseis.
As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois são as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais.
* Deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas - rochas sedimentares...
tracking img