Rochas magmaticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Neste trabalho falaremos sobre as rochas magmáticas, estas rochas usadas há muito tempo na construção civil e em outras áreas também.
O objetivo do trabalho é fazer um detalhamento sobre estas rochas, bem como suas propriedades.
A princípio, nos perguntamos o que é uma rocha magmática.
Denominamos rochas magmáticas ou rochas ígneas rochas antigas geradas no interior da Terra ea temperaturas elevadas (daí o nome de rochas ígneas- do latim e que tem como significado rochas que tem sua origem no fogo). Já o termo magmático provém da palavra magma que em geologia refere-se a qualquer material rochoso fundido. Ou seja, tanto o magma quanto as rochas magmáticas podem variar em vários aspectos.
Como veremos, as rochas magmáticas podem ser divididas em três grupos,diferenciadas por suas estruturas. São estes: rochas magmáticas intrusivas, rochas magmáticas hipoabissais e rochas magmáticas efusivas.
Podem ser divididas também em relação a sua textura, grau de cristalinidade, grau de visibilidade, tamanho dos cristais, tamanho relativo dos cristais, forma geométrica dos cristais, articulação entre os cristais, arranjo, acidez, saturação, relação dos feldspatospresentes, índice de coloração, índice de alumina, saturação e alcalinidade, como veremos através de tabelas e gráficos presentes no decorrer do trabalho.
Teremos também uma abordagem específica de algumas das rochas magmáticas, bem como suas propriedades.
Finalizando, nosso trabalho terá uma conclusão denotando aspectos abordados no trabalho e exemplificando a utilidade dessas rochas no nosso dia adia.
Desejo uma boa leitura e espero que nosso objetivo tenha sido alcançado, o objetivo de trazer à tona as propriedades desse mundo que está aos nossos pés, o mundo das rochas magmáticas.

1.Definição
Para definirmos as rochas magmáticas, vamos primeiramente conceituar alguns termos.
O termo ígneo tem sua raiz no latim ignis, e refere-se aquilo que tem sua origem no fogo. Assim comomagmático provém de magma.
Em relação ao magma, podemos dizer que todo material sólido tem seu ponto de fusão: é apenas uma questão de quanta energia, que temperaturas são necessárias para liquefazer um material sólido qualquer. O material que se funde em partes profundas da Terra, que denominamos magma, pode deslocar-se no interior da crosta, em direção a regiões de menor pressão. À medida que omagma se desloca para regiões mais “frias”, perde calor e se consolida, cristalizando as fases minerais que constituirão as rochas ígneas ou magmáticas.
As chamadas rochas ígneas ou magmáticas (rochas fundidas) formam-se pelo resfriamento do magma, fundido nas profundezas da Terra. Por vezes, o magma é expelido por vulcões ou fissuras na superfície terrestre onde pode se resfriar. Porém, comumente,o resfriamento e a solidificação do material magmático ocorrem no interior da crosta. Em decorrência das altas temperaturas (acima de 1100C) e o local de formação (interior da Terra) essas rochas não contêm fósseis. De fato, temperatura e pressão constituem problema para a preservação dos restos orgânicos, na forma de fósseis.
Desse modo, já definido o que é uma rocha magmáticas, vamos às suasclassificações.

2.Classificação de rochas ígneas

2.1. Critérios de classificação
É difícil apresentar um método adequado para classificar quaisquer rochas ígneas. Entre as tentativas de classificação a mais recomendação pela Subcomissão da Sistemática de Rochas Ígneas da IUGS (Subcomission on the Systematics of Ingeous Rocks, Comission on Petrology, International Union ofGeologicas Sciences) é baseada na textura, principalmente granulometria, composição mineralógica quantitativa, e subordenadamente na textura específica, composição química, gênese, modo de ocorrência, etc.
A composição mineralógica é representada pelo índice de cor, proporção entre feldspato alcalino e plagioclásio, composição de plagioclásio, etc.
2.2. Critérios granulométricos estruturais
A...
tracking img