Rochas geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Defina rocha: Rocha é um corpo sólido natural, resultante de um processo geológico determinado, formados por agregados de um ou mais minerais, arranjados segundo as condições de temperatura e pressões existentes durante sua formação. É qualquer agregado natural formado a partir de um, dois ou três tipos de constituintes: minerais, material amorfo (vidro) e matéria orgânica. A maioria dasrochas e formada pela associação de cristais de uma ou mais espécies minerais. Rocha e o substrato do qual se originam praticamente todos os solos
2-Como as rochas são divididas segundo sua origem? As rochas são divididas em magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.
3-Como é feita a determinação da natureza das rochas? A determinação da natureza das rochas é feita através das observaçõesde trabalhos de campo, envolvendo forma de ocorrência, estruturas, tipos rochosos associados e outros.
4-Como é obtida a classificação petrográfica das rochas? Sua Classificação petrográfica (usualmente determinada em estudos microscópicos) é obtida com base na sua mineralogia, arranjo textural e granulometria, cada qual com maior importância relativa comforme o tipo de rocha.
5-Defina rochasígneas ou magmáticas: As rochas ígneas, ou magmáticas, resultam da solidificação de material rochoso, parcial a totalmente fundido, denominado magma, gerado no interior da crosta terrestre.
6-Defina o termo magma e como ocorre a sua solidificação e quais rochas nesse processo: . O termo magma, na geologia é qualquer material rochoso fundido, de consistência pastosa, que apresenta uma mobilidadepotencial, e que, ao consolidar constitui as rochas ígneas. A solidificação do magma pode ocorrer na superfície da crosta, formando rochas vulcânicas ou extrusivas, ou em regiões profundas da crosta, formando rochas plutônicas ou intrusivas.
7-Como são formadas as rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: Formadas em profundidade, no interior da crosta terrestre, pelos lentos processos deresfriamento e solidificação do magma, resultando em material cristalino geralmente de granulação grossa e de formas definidas.
8-Como pode ser a textura das rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: Textura grossa – fanerítica (cristais visíveis a olho nú) (faneros = visível). Resfriamento lento possibilita o crescimento de cristais maiores. Tipos de Textura: Fanerítica: equigranular ou inequigranular;Porfirítica (fenocristais).
9-Como é deduzidas as formas das intrusões magmáticas das rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: Deduzidas por mapeamento e por sondagens.
10-O que são plútons? –corpos ígneos de grande porte que se formam em profundidade; dimensão: 1km3 a centenas km3. . No contato do magma com as rochas encaixantes pode ocorrer: Fusão da encaixante; Arqueamento das rochasencaixantes; Penetração do magma em fendas (apófises da câmara magmática); Blocos de rochas encaixantes podem ser assimilados pelo magma, modificando localmente sua composição e formando xenólitos.
11-Quais são os tipos de plútons e defina-os: Batólitos – grandes massas irregulares > 100 km2 de extensão, geralmente com 10-15 km de espessura; Stocks – plútons menores; Apófises – intrusões de menor porteprojetam-se de plutons maiores, em fraturas da rocha encaixante. Obs. Todos são intrusões discordantes. *Sill – intrusão tabular formada pela injeção de magma entre camadas paralelas de rochas encaixantes; Contatos concordantes com o acamamento. Dimensões – Espessura = cm a centenas de metros – Extensão – pode ser grande – dezenas de km. * Diques - correspondem à principal rota de transporte demagma na crosta. São tabulares e discordantes, cortando vertical ou obliquamente as rochas encaixantes; Preenchem fraturas preexistentes ou criadas pela pressão da injeção magmática; Dimensões - largura – cm a vários metros; comprimento – km. Em geral ocorrem em grande número numa determinada área (enxame de diques).
12-Cite 2 exemplos de rochas intrusivas:-Diorita plutônica de cor...
tracking img