Robotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Informação
UCP – Faculdades de Ensino Superior
Turma 2009/VIII – Pitanga
Alunas: Maria Cristina de Souza Lima
Debora Mattei
Francielle















COBIT 5

































Professor: Glenn W. Barbosa


Pitanga – PR


2012


Sistemas de Informação
UCP – Faculdades de Ensino Superior
Turma 2009/VIII – Pitanga
Alunas: Maria Cristina de Souza Lima
Debora MatteiFrancielle















COBIT 5

































Professor: Glenn W. Barbosa


Pitanga – PR


2012

RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia de gestão da Tecnologia da Informação (TI) mais utilizada atualmente pelas empresas e analisar um estudo de caso sob a ótica desta metodologia (COBIT 5). Busca identificar as semelhanças e diferenças destametodologia e como ela podem ajudar a aumentar o grau de controle e automação dos processos corporativos, relacionando a TI aos processos de gestão estratégica e administrativa de uma organização.


















INTRODUÇÃO

É princípio básico de uma organização buscar a gerência dos seus processos internos e também a forma de comunicação destes processos com os seus fornecedores e parceiros denegócios, que podemos chamar de processos externos à organização. Isso visa identificar as interfaces entre esses processos, as responsabilidades das áreas da empresa, das pessoas e o desempenho esperado medido por indicadores e metas. Na maioria dos casos, tendo as interfaces definidas, as responsabilidades claras entre as áreas e a mensuração do desempenho, as empresas conseguem alcançar o objetivofinal que é a melhoria dos serviços devido aos ganhos de rapidez e produtividade.

As empresas costumam chamar de sistema da qualidade ao conjunto de processos controlados e, muitas delas, possuem departamentos específicos, independentes, com a responsabilidade de tratar da melhoria contínua e evolução dos processos. Existem programas que atingem os vários níveis da organização, desde os processosprodutivos de operação e manutenção até os processos administrativos da controladoria e do jurídico. Além disso, para uma empresa de serviços, existem dois elos na cadeia de relacionamento que são os clientes e os fornecedores, não sendo possível à empresa dissociar seus processos da interação com seus consumidores e parceiros de negócio. Os acordos de nível de serviço são uma maneira de gerir essainter-relação.

O problema que se apresenta é justamente que a melhoria e evolução dos processos não têm fim, pois os negócios podem ser sempre melhorados nos requisitos de organização, eficiência e grau de automação.

Para tanto, dependendo do porte e do perfil do negócio da empresa, existem, disponíveis no mercado, uma série de metodologias que norteiam ferramentas de sistemas etreinamentos de capacitação, e que prometem revolucionar o sistema de gestão e a relação entre fornecedor – empresa – cliente. Entidades idôneas podem auditar e certificar empresas quanto à eficiência da aplicação de algumas destas metodologias.

Como exemplos de metodologias disponíveis e largamente aceitas no mercado, podemos citar: o COBIT 5 [ISACA 2000c] para gestão da TI inovando através da GovernançaTecnológica. O objetivo é criar uma sistemática padronizada suportada por processos, possivelmente automatizados, que seja entendida e que esteja ao alcance de todos numa organização, que possa ser replicada e, sobretudo, permita evolução.





COBIT 5

CONCEITOS BÁSICOS
• COBIT 5 = Control Objectives for Information and related Technology
• O COBIT 5 é um framework e uma base deconhecimento para os processos de TI e seu gerenciamento.
• O COBIT 5 não é um padrão definitivo, tem que ser adaptado para cada empresa.
• É um framework de controle que tem o propósito de assegurar que os recursos de TI estarão alinhados com os objetivos da organização.
• É baseado na premissa que a TI precisa entregar informação que a empresa necessita para atingir seus objetivos.
•...
tracking img