Roberto nt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METABOLISMO ABSORTIVO
VISÃO GERAL

Por Roberto Neto

O estado absortivo é o período de duas a quatro horas após uma refeição normal. Durante esse intervalo, ocorre um aumento plasmáticotransitório de glicose, aminoácidos e triacilgliceróis (TAG). A absorção desses nutrientes depende da disponibilidade de substratos, de modificações alostéricas de enzimas, de modificações covalentes emenzimas e de modificações na síntese de enzimas. Os principais órgãos em que ocorre o metabolismo absortivo são o fígado, tecido adiposo, músculo esquelético e cérebro.
Com relação ao metabolismo decarboidratos da fase pós-prandial, que se sucede às refeições, ocorre o consumo de glicose devido ao aumento na fosforilação desta pela glicoquinase/hexoquiase, aumento na síntese de glicogênio,aumento da via das pentoses, glicemia geral aumentada, e redução da gliconeogênese.
No estado absortivo as gorduras hepáticas estão com a síntese de seus ácidos graxos aumentada, assim como a detriacilglicerol. Em humanos, a síntese de ácidos graxos é relevante apenas no período absortivo.
O metabolismo de aminoácidos na fase pós-prandial e absortiva envolve uma degradação aumentada, à exceçãode aminoácidos de cadeia ramificada, que são utilizados pelo metabolismo muscular.
No tecido adiposo, ocorre um influxo de glicose aos adipócitos, e aumento da glicólise, com consequentedisponibilidade de glicerol-3-P para a síntese de triacilgliceróis. Também ocorre aumento da via das pentoses, produzindo NADPH para a síntese daqueles. A síntese de novo de ácidos graxos, imperceptível emhumanos, aumenta, concomitantemente com a de lipoproteínas, em especial os quilomicra, e a atividade da lipase lipoprotéica.
Contrariamente, os teores da lipase sensível a hormônio diminuem. Nomúsculo esquelético no estado absortivo, há um metabolismo de carboidratos voltado para o transporte aumentado de glicose (no estado pós-absortivo, são utilizados ácidos graxos e corpos cetônicos como...
tracking img