Rna polimerase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RNA POLIMERASE
A RNAP, a enzima responsável pela síntese de RNA dependente de DNA,foi descoberta em 1960 por Samuel Weiss e Jeratd Hurwitz. A enzima acopla ribonucleosideos-trifosfatos ATP, CTP, GTP e UTP em moldes de DNA em uma reação promovida pela liberação e subseqüente hidrolise de PPi
(RNA)n resíduos + ATP equilíbrio (RNA)n resíduos + PPi 2 PPi
Todas as célulascontem RNAP, em bactérias ,uma enzima sintetiza todos o RNA da célula,exceto os indicadores de RNA empregados na replicação de DNA. As células eucarióticas contem quatro ou cinco RNAP cada uma, sintetizando uma classe diferente de RNA.Consideramos primeiramente a enzima bacteriana em virtude de ela ser menor e mais simples do que as enzimas eucarióticas.
GENES
O gene é uma sequencia específica denucleotídeos de DNA que poderá ser transcrita em RNA e, após esse processo, poderá ser sintetizada em proteína e, finalmente, desempenhar determinada função ou controlar determinada característica. Na sua cadeia, o gene possui uma região chamada de região codificadora de proteínas, que serão os nucleotídeos que propriamente darão origem ao RNA através de transcrição e consequentemente às proteínas.Também possui uma região, na sua extremidade 5’ (início), chamada região promotora e uma sequencia, na sua extremidade 3’ (fim), chamada sequencia de terminação. Entre as regiões codificadoras de proteínas e as extremidades 5’ e 3’ (promotora e terminadora) pode haver sequencias que não serão transcritas: estão ali apenas para efeitos regulatórios.
Os genes não são todos transcritos ou expressosde uma vez só. Trata-se de um processo seletivo e que precisa de muita regulação para que cada gene seja expresso no momento em que for necessário. Ou seja, sob determinadas condições fisiológicas, as regiões regulatórias vão favorecer ou inibir a expressão de certos genes.

TRANSCRIÇÃO EM PROCARIOTOS
1 – Iniciação
O processo de reconhecimento de uma zona promotora pela subunidade σ da RNApolimerase e de ligação do núcleo da RNA polimerase nessa região é a chamada iniciação da transcrição. A RNA polimerase completa (com núcleo + subunidades σ) é chamada de holoenzima para. Com a ligação dessa holoenzima para com o DNA, tem-se a formação do chamado complexo fechado, em que há um complexo entre o promotor do gene e a subunidade σ da RNA polimerase. A RNA polimerase, a partir de então, écapaz de desenrolar o DNA e partir para uma estrutura chamada de complexo aberto. Depois da formação do complexo aberto, a subunidade σ solta-se do núcleo da RNA polimerase, que fará a transcrição propriamente dita. A subunidade σ participa, assim, do reconhecimento do promotor, da formação do complexo fechado e da formação do complexo aberto, mas não participa da elongação da transcrição. Quandomolécula de RNA estiver, de fato, sendo gerada, a subunidade σ já terá deixado a estrutura da holoenzima para, sendo o núcleo da RNA polimerase o responsável pela elongação.
2 – Elongação
O processo de elongação catalisado pela RNA polimerase é muito parecido com o processo de elongação catalisado pela DNA polimerase: o núcleo da RNA polimerase vai ligar o fosfato 5’ no OH 3’. Com isso, a fitade RNA vai aumentar no sentido 5’ – 3’. Não se sabe se a RNA polimerase possui atividade revisora, mas sabe-se que a RNA polimerase é capaz de corrigir nucleotídeos colocados na sequencia de uma maneira errada.
3- Terminação
Também é guiada por uma sequencia de nucleotídeos específica no DNA. Existem dois modos de fazer a terminação da transcrição do RNA: ρ-independente e ρ-dependente. No modoρ-independente, acontece o aparecimento de uma sequencia no DNA rica em determinadas bases, como adenina por exemplo. Essas bases permitem que ocorra a formação de um loop no RNA que está sendo transcrito. Esse loop vai alterar a estrutura do complexo RNA – RNA polimerase – DNA, fazendo com que a RNA polimerase se solte do DNA e do RNA que está sendo sintetizado. Com isso, a transcrição...
tracking img