Requiem para um sonho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Réquim para um sonho

Na metragem “Réquim para um sonho”, diversos pontos mostram-se convergentes com a experiência real apresentada pelo gerente do CAPS-AD, Carlos Alberto Pinto, como porexemplo, os diversos profissionais da área da saúde que atuam de maneira superficial, não dando a devida atenção aos pacientes e a suas queixas, além de se recusarem a um atendimento de dependentesquímicos em determinados momentos, como exposto por Carlos quando narrou o fato de que funcionários do CAPS por vezes recusaram o atendimento a embriagados, aconselhando-os a retornar lúcidos. Outroaspecto da realidade que pode ser extraída do filme é quanto aos diversos tipos de vícios, muitos dos quais não se enquadram em dependências químicas, como o caso da personagem Sara Goldfarb, cujo vicioinicial era assistir televisão.
Porém o aspecto principal de convergência entre a ficção e a realidade é a necessidade de cura que é imposta por muitos profissionais, tanto os que atendem osusuários da saúde mental, quanto os dependentes químicos. Eles apresentam a medicalização como principal método para conter os problemas, e cada vez são maiores as doses receitadas. É certo que alguns casosrequerem o uso de medicamentos aliados a outras formas de tratamento, porém o que se vê são as doenças e vícios de um paciente, e dificilmente vê-se o paciente em suas reais necessidades, e em seusaspectos subjetivos.
Já as divergências entre ficção e realidade, é a tentativa de se construir atendimentos mais humanizados que levem em consideração os aspectos psicossociais, e comoressaltado pelo gerente do CAPS, um fator divisor de águas é não buscar insistentemente a cura, e sim compreender pequenos avanços como grandes conquistas. Nas palavras dele, “se uma pessoa que usava crackdiariamente consegue ficar sete dias sem usar, isso já é de grande importância”, pois, não se fala em cura dos viciados, e sim em sua recuperação, e essa recuperação não é somente orgânica, é também...
tracking img