Rita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia e patologias do cristalino

O cristalino é avascular e formado por conteúdo protéico. Localiza-se posteriormente à íris, fica suspenso pela zônula, que é composta por filamentos decolágeno que o mantêm preso ao corpo ciliar. É composto por cápsulas anterior e posterior, núcleo e córtex (mais amolecido, envolve o núcleo).
A função primária do cristalino é focar o raio de luzsobre a retina. Para focar objetos a distâncias diferentes, o corpo ciliar movimenta a zônula, que suspende o cristalino e, portanto, ao ser movimentado, movimenta-o, promovendo a sua acomodação parapossibilitar a visão.


Cataratas
É uma opacidade do cristalino. Variam significativamente em grau de densidade e podem ocorrer devido a causas variadas, porém, mais frequentemente estãoassociadas à idade avançada. Muitas são bilaterais, embora a taxa de progressão em cada olho raramente seja equivalente. Os cristalinos com catarata sãocaracterzados pelo edema dpo cristalino, alteraçãoprotéica, crescente proliferação e ruptura da continuidade normal das fibras do cristalino. Nas cataratas, geralmente, observam-se sinéquias posteriores, ou seja, adesão da íris ao cristalino (diz-sesinéquia anterior quando a íris adere à córnea).


[pic]


Classificação das cataratas quanto à localização:
• Subcapsular anterior: é característica de dermatite atópica.
•Cortical: inicia-se na periferia, com aparecimento dos sintomas ao atingir a área central; ocorre aumento acentuado da espessura do cristalino, com diminuição da câmara anterior. A progressão pode levara grande liquefação do córtex, com o núcleo adquirindo movimentação dentro do cristalino, posicionando-se na parte inferior: é a chamada CATARATA MORGANIANA.
• Nuclear: aumento da densidade donúcleo do cristalino; mais característica das cataratas senis; em casos mais acentuados, ocorre miopização, com melhora da acuidade visual para perto.
• Subcapsular posterior: é o mais...
tracking img