Rita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O EFEITO CHICOTE: PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Rita C. S. Marconcini Bittar (UERJ) rita@fat.uerj.br Paulo Corrêa Lima (UNICAMP) plima@fem.unicamp.br José Glênio Medeiros de Barros (UERJ) glenio@uerj.br Luis Heleno Moreira Duque (UERJ) duque@fat.uerj.br UERJ – Faculdade de Tecnologia – Estrada Resende – Riachuelo s/n Morada da Colina CEP 27521, Resende/RJUNICAMP - Faculdade de Engenharia Mecânica, DEF, C.P. 6122, CEP 13083-970, Campinas/SP.

O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o efeito chicote (bullwhip effect), que causa o aumento da variação da demanda a montante na cadeia de suprimentos, é provavelmente a mais famosa demonstração de que decisões descentralizadas podem diminuir a performance da cadeia de suprimentos.Serão analisados os principais fatores que ocasionam este efeito como: erros na previsão da demanda, alto lead time, deficiências no fluxo de informação, tamanho do lote, vendas promocionais. Algumas propostas para amenizar este efeito serão apresentadas, tais como: conhecimento da demanda final, redução da variabilidade e do lead time, agilização nas tomadas de decisões, diminuição do número deestágios na cadeia e a formação de alianças estratégicas. Key words: Efeito chicote (Bullwhip effect), Gestão da cadeia de suprimentos, Sistemas dinâmicos (System dynamics) 1. Introdução Atualmente, por uma questão de sobrevivência, as empresas necessitam tornar-se mais competitivas, a Gestão da Cadeia de Suprimentos do termo em inglês Supply Chain Management tornou-se um aspecto muito importante. Oconceito da terceirização é muito utilizado, e com isso a cadeia de suprimento está mais complexa a cada dia, e este gerenciamento ainda mais difícil. Torna-se necessário à utilização da Tecnologia da Informação ao longo da Cadeia, pois ela agiliza a troca de informações entre as empresas. As empresas atualmente sentem a necessidade da Gestão da Cadeia de Suprimentos, desde dentro de cadaempresa, até a cadeia estendida. Segundo Zhang, 2004, nos últimos tempos a Gestão da Cadeia de Suprimentos vem chamando a atenção dos pesquisadores e profissionais da área, e dentro deste contexto uma área ativa de investigação é o bullwhip effect, que foi descoberto por Forrester (1961) e chamado de efeito Forrester. Segundo Simchi-Levi et al., 2003, muitos fornecedores e varejistas observaram queenquanto a demanda dos clientes por produtos específicos não variava muito, os estoques e os níveis de reabastecimento flutuavam consideravelmente ao longo de sua cadeia de suprimentos. Nas empresas que produzem sob encomenda (Make to Order) a gestão é facilitada, pois esta empresa trabalha com pedidos em carteira. Já para as que produzem para estoque (Make to Stock) a sua gestão se baseia na previsãode vendas (forecasting), e, portanto estão sujeitas a todas as desvantagens e riscos inerentes a uma previsão (DIAZ et PIRES, 2003).
II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT’2005
795

Resumo

O aumento da variabilidade, a amplificação da demanda, como observamos ao longo das cadeias de suprimentos, é referenciado como bullwhip effect (Efeito Chicote), também conhecido porwhiplash effect (LEE et al., 1997 a; LEE et al., 1997b; METTERS, 1997, FIALA 2005). Este efeito refere-se a observações teóricas e empíricas nas quais a variabilidade da demanda é aumentada desde o sinal do cliente e é transformada e ampliada nos vários estágios da cadeia de suprimentos. A variabilidade é aumentada potencialmente causando instabilidade na cadeia de suprimentos e aumentando o custodo fornecimento ao cliente final (LEE et al. (1997 a, b)). Outros autores incluindo Blanchard (1983) e Blinder(1982, 1986), também encontraram evidências de volatilidade similar ao bullwhip effect. 2. Efeito chicote (bullwhip effect ou whiplash effect) Freqüentemente no mundo dos negócios, a demanda do consumidor varia e é cíclica mês a mês. Semanas ou meses podem passar entre o primeiro sinal de...
tracking img