Risos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Originária do latim, a palavra “adoção”, na língua portuguesa, significa “tomar alguém como filho”.

É cediço que a adoção, desde a antiguidade, foi considerada prática exclusiva decasais héteros, quais sejam, aqueles formados por um homem e uma mulher, seja para “perpetuar” o seio familiar, seja para dar o seguimento à linhagem masculina de determinada família. A adoção foi uminstituto regularmente usado na Grécia, quando o detentor do pátrio poder falecia sem deixar qualquer herdeiro natural.

Centenas de anos se passaram, e o cenário no qual nos encontramos nos diasatuais é outro: constata-se com clareza meridiana a existência de diversas “modalidades” de família.

Na presente pesquisa, trataremos da família constituída por casais homoafetivos, aquela em queduas pessoas do mesmo sexo se unem com o ânimo de tornar-se família, com especial ênfase na adoção.

Elencaremos no presente, os motivos pelos quais os casais homoafetivos podem adotar, e terempara si alguém como filho, e a função social que tal prática desempenhará na atualidade.





DA ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS

Dispõe a Carta Republicana de 1.988 que “todos são iguaisperante a Lei, sem a distinção de qualquer natureza” (art. 5º, caput, CF/88).

Denota-se do contexto social brasileiro, que tal preceito constitucional nem sempre foi tão respeitado, na medida emque compartilhamos atitudes discriminadoras, oriundas da cor da pele, da etnia e, principalmente, da opção sexual, que são habitualmente publicadas pela mídia.

Mesmo com a inegável discriminação denegros e homossexuais nos dias atuais, não se pode olvidar que a situação brasileira, no que tange à discriminação, já foi mais preocupante.

O Brasil tem evoluído, e está aceitando, aos poucos, asdiversidades, sejam elas sexuais, culturais ou raciais.

Tal afirmação se cristaliza no recente posicionamento do Supremo Tribunal Federal, corte máxima de Justiça do país, que decretou a...
tracking img