Riscos e impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
tecnologia em gestão ambiental

luziani menezes martins

planejamento e meio ambiente
riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana

Barra do Garças – MT
2012

luziani menezes martins

planejamento e meio ambiente
riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia Gestão Ambiental daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina saúde e meio ambiente,planejamento urbano,planejamento agroflorestal ,meio ambiente e estatísticas e meio ambiente.

Professores(as): Willian,Thiago,Lucina e kenia.

Barra do Garças – MT
2012

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................Desenvolvimento.............................................................................
Conclusão........................................................................................
Bibliografia.......................................................................................

INTRODUÇÃO:

O Planejamento do Município de Aragarças-GO referente a criação da Secretária do Meio Ambiente, ao Planejamento Urbano,Preservação Ambiental e a Proteção de áreas permanentes.

DESENVOLVIMENTO:
1 – Na estrutura administrativa da Prefeitura Municipal, existe uma secretaria Municipal de Meio ambiente, ou um departamento? E existe um Conselho Municipal do Meio Ambiente constituído? Se existir, ele é legalmente reconhecido? Se sim cite o número e ano da lei municipal que o criou , reconheceu? Este conselho éatuante? Comente um pouco a respeito dele; número de membros, entidades que o compõe; se administra recursos (provenientes de mutas, por exemplo).
Na estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Aragarças-GO, existe uma Secretária do Meio Ambiente e também Conselho do Meio Ambiente, ambas criadas pela mesma Lei nº 1.237, de 29 de maio de 2011. O conselho ateia com reuniões mensaise/ou extraordinárias. É composta por 04 (quatro) representantes do poder público do Estado de Goiás, 01 (um) representante da Câmara Municipal de vereadores; 02 (dois) representantes da Organização não-governamental - ONGS; 01 (um) representante da Associação Comercial e Industrial de Aragarças – ACIAG, 01 representante da Maçonaria de Aragarças. Administram e aplicam as verbas provenientes dasmultas.

2 – Há um plano diretor? Caso positivo, escreva como é o planejamento da cidade em relação:
* Áreas verdes,
* Plano de arborização urbana,
* Potenciais unidades de conservação,
* APA's (Área de Preservação Ambiental),
* Processo de Urbanização oi potenciais áreas ocupadas.
Não, há plano diretor, pois, o município não passa de 20.000 mil(vinte mil) habitantes, porémexiste planejamento em relação as praças, arborização urbana, APAS e APPS em nosso município, através da Secretaria de Meio Ambiente e a de Urbanização.

3 – O Município adota algumas medidas ambientais com relação ao favorecimento do cumprimento da legislação ambiental com relação a preservação de nascentes e cursos d'água? Descreva que medidas são esta.
sim, monitoramento nas áreas urbanas,onde temos nascentes e principalmente na zona rural, criamos programa de proteção de nascentes, onde foram protegidas 76 (setenta e seis) nascentes do município. E também doação de arames para todas as propriedades e orientações sobre preservação e recuperação através de reflorestamento.

4 – descreva se o município possui algum projeto que incentive o proprietário rural com relação aocumprimento da preservação das APP's (área de Preservação Permanente) e RL (reserva Legal)
sim, através de parcerias com INCRA e IBAMA, principalmente nas áreas de assentamento orientação aos proprietários de terras sobre a importância da preservação das APPS e RL no cumprimento da lei. fechamento de todas as áreas de reserva é o principal objetivo.

CONCLUSÃO:

Tenho por objetivo...
tracking img