Darwinismo social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP
União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo

















Curso Serviço Social

Trabalho sobre Darwinismo SocialSetembro - 2012


O que é darwinismo social?

Entende-se que o darwinismo social surgiu no século XIX, através do cientista Charles Robert Darwin que por meio do estudo da naturezaexplica a diversidade de espécies e seres vivos e denominou esse processo como evolução.
Em suas viagens ao mundo Darwin acrescentou em suas pesquisas importantes informações biológicas. Eatravés da teoria de evolução entendemos a origem dos fósseis e a classificação dos seres vivos (animais, vegetais e todos os tipos de espécies).
Antigamente acreditava-se que tudo existia atravésdos conceitos bíblicos e que os animais, os vegetais, as espécies teriam sido criados por Deus e que não sofreriam mudanças, permanecendo hoje como no período da sua existência.
Segundo onaturalista, a luta pela vida era constante, os animais, os vegetais reproduziam mais indivíduos do que poderiam sobreviver, portanto, Darwin tinha certeza que a própria natureza escolheria aqueles quevenceriam essa luta e os que morreriam.
Herbert Spencer filósofo inglês, um dos representantes do positivismo e admirador de Darwin divulgou: ”o conjunto da sociedade evolui através do conflito eda competição”.
Do ponto de vista apresentado compreendo que no mundo sobrevivem os mais adaptados, por isso há a evolução “que os seres vivos evoluem para continuarem vivos”, isto é, uma pessoaé superior a outra e as que se enquadram nesses critérios seriam mais aptas.


Como o darwinismo social é percebido na nossa sociedade?

Entendo que hoje o darwinismo social é vistocomo potência capitalista, ou seja, a superioridade de um povo ou nação.
Segundo Darwin “as espécies transformam a partir de uma seleção em que as características mais adaptadas a um...
tracking img