Riscos e controles internos na atividade bancária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Riscos e Controles Internos na Atividade Bancária






Trabalho de Conclusão da Matéria

Questão

“Não pode existir governança corporativa sem controles internos. Os indivíduos que exercem a governança corporativa como representantes dos acionistas determinam os propósitos e os objetivos da organização, mas não criam as estratégias para atingi-los, nem as executam. Apenas as aprovam.Como, então, poderiam realizar a mais importante de suas funções: verificar se a organização está atingindo os seus objetivos, se não houver internamente um sistema de controles que analisa o controle de desempenho e verifica se o todo (e cada parte) da organização está cumprindo suas determinações e contribuindo para a criação de valor para os acionistas e outros “stakeholders”?” (CorporateBoards: New Strategies for Adding Value at the Top, Conger, J. A. et al., Jossey-Bass, 2001).

Comente a afirmação dos autores.

Segundo Basiléia, é o Conselho que tem a responsabilidade de “assegurar que os diretores executivos implementem um sistema válido de identificação, mensuração, acompanhamento e controle” dos riscos bancários?

Porque há esse duplo papel: o Conselho deve assegurar,mas quem deve implementar são os diretores executivos?
Resposta

1.1 Podemos verificar no texto que os autores ratificam a importância do sistema de controle interno na avaliação e melhoria da efetividade dos processos de governança. Sem essas funções não há como verificar e garantir que os interesses dos executivos estejam alinhados aos interesses dos acionistas e proprietários.

1.2 Sim, deacordo com Basiléia é o Conselho que tem a responsabilidade de “assegurar que os diretores executivos implementem um sistema válido de identificação, mensuração, acompanhamento e controle” dos riscos bancários.

1.3 Este duplo papel deve existir para garantir que a organização tenha uma segregação de funções e estejam acompanhando de perto os principais riscos. O conselho de diretores deve serresponsável pela aprovação das estratégias e políticas, compreender os riscos incorridos pela instituição, ajustando-os a níveis aceitáveis e assegurando-se de que a alta administração tome as medidas necessárias para identificar, monitorar e controlar estes riscos e assegurar de que a administração sênior monitore a eficácia do sistema de controles internos e executar as estratégias aprovadaspelo conselho, ajustando as políticas internas apropriadas de controle e monitorando a eficácia do sistema de controles internos.
Questão

“Os controles internos são dispositivos mitigadores dos riscos que são internalizados pelas instituições bancárias” (Joel Bessis, Risk Management in Banking, 2nd Edition, John Wiley & Sons, 2002).

Discuta a afirmação do autor.

Apresente 03 (três)riscos bancários e demonstre como eles estão sendo (ou poderiam ser) mitigados pelos controles internos.
Resposta


2.1 Comentando a afirmação do autor, os controles internos estão sendo essenciais para a diminuição de riscos que podem ocorrer dentro da instituição, implementado pela alta administração envolvendo diretores, gerentes e funcionários, promovem razoável garantia quanto à realizaçãodos objetivos específicos da empresa, como observar o alinhamento das ações ao direcionamento estratégico, conceder efetividade e eficiência às operações, obter confiabilidade no processo de comunicação, especialmente por meio das demonstrações contábeis e assegurar a conformidade com as leis e os regulamentos.


2.2 Como riscos bancários podemos citar:

✓ Risco de Crédito
✓ Risco deMercado
✓ Risco Operacional

A área de controles internos poderia mitigar tais riscos:

O risco de crédito mapeando e avaliando todo o processo envolvido no recebimento dos ativos, aplicando controles e testes tempestivos em seus principais eventos para evitar a inadimplência, a concentração em um tipo de ativo, setor da economia, cliente etc., sempre reportando para diretores e alta...
tracking img