Riscos quimicos nos ambientes de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RISCOS QUIMICOS NOS
AMBIENTES DE TRABALHO


Rosane Manuel dos Santos

Tatiane Pessoa - Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Segurança no Trabalho (SEG0130) – Prática do Módulo I
18/06/2012



RESUMO


A importância dada a saúde do trabalhador vem crescendo e ganhando destaque perante a sociedade.O objetivo desse estudo é analisar as várias percepçõessobre riscos químicos nos ambientes de trabalho.Na analise feita a partir de alguns estudos preliminares, verifica-se que diariamente estamos expostos a vários tipos de substâncias químicas, então é preciso aprender a lidar com essas substancias de forma segura.A inspeção, o controle e a manipulação dos mesmos devem ser realizadas com muito cuidado de forma a proteger os trabalhadores.É importanteentão aprofundarmos os nossos conhecimentos a respeito dos riscos químicos nos ambientes de trabalho, principalmente quanto aos seus possíveis efeitos a longo prazo.


Palavras-chave: Riscos químicos. Substâncias químicas. Saúde do trabalhador.



1 INTRODUÇÃO


Analisando os objetivos de indústrias podemos constatar que a segurança no trabalho é um de seus principais objetivos.Nos dias atuais, utiliza-se a higiene no trabalho ou higiene ocupacional para o reconhecimento, avaliação e o controle dos possíveis riscos e condições ambientais que possam de alguma forma causar mal estar e danos a saúde, assim como queda na produtividade e eficiência dos trabalhadores.
Os riscos químicos são um dos causadores de muitos acidentes, e para compreender melhor os danos queeles podem causar a saúde e a integridade física do trabalhador exposto a esse tipo de risco, vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Produtos químicos podem causar vários danos físicos ou até prejudicar a saúde, como a inalação de vapores químicos que podem gerar doenças respiratórias crônicas, e ate levar a danos mais sérios como câncer. E para que todos estes danos sejam prevenidos ouso de equipamentos de proteção se torna indispensáveis.











2 DESENVOLVIMENTO


Riscos químicos são os perigos que determinado individuo esta exposto ao manipular produtos químicos que podem lhe causar danos físicos ou prejudicar a sua saúde. Os riscos físicos relacionados a exposição à química vai desde uma irritação na pele e nos olhos a saúde do individuo expostoaos produtos os ate aquelas mais severas como os causados por explosões e incêndios. Os danos a saúde do individuo exposto aos produtos químicos podem advir de exposição de curta ou de longa duração e estão relacionados ao contato de produtos tóxicos com a pele e olhos,bem como a inalação de vapores que iram resultar em doenças respiratórias , doenças do sistema nervoso , doenças dos rins e fígado eate mesmo alguns tipos de câncer.
Em relação aos agentes de riscos químicos, podemos citar as substancias que podem penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeira, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que possam ter contato ou ser absorvidas pelo organismo através da pele ou por ingestão.
∙Poeira: são partículas solidas mecanicamente grados por ruptura departículas maiores e são classificados em poeiras minerais, vegetais, alcalinos e incômodos.
∙Fumo: São partículas solidas, produzidas por condensação de vapores metálicos.
Conseqüência: doença pulmonar obstrutiva, febre de fumos metálicos, intoxicação de acordo com o metal.
∙Nevoas: partículas liquidas resultantes da condensação de vapores ou da dispersão mecânica de líquidos por exemplo o monóxidode carbono liberado pelo escapamento dos carros.
∙Gases: estado natural das substancias na condições usuais de temperatura e pressão,como hidrogênio , butano, ozônio e etc.
∙Vapores: São dispersões de moléculas que podem condensar-se para formar liquidos ou sólidos em condições normais de temperatura e pressão.Nevoas,gases e vapores podem ser classificados em irritantes: irritação das vias...
tracking img