Filos do reino animalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ ALVES DE ASSIS
LUAN FELIPE ALVES DO PRADO
SÉRIE: 2º ANO “A”

ESTUDO DOS ANIMAIS
E OS FILOS DO REINO ANIMÁLIA

SANCLERLÂNDIA
NOVEMBRO DE 2012
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ ALVES DE ASSIS
LUAN FELIPE ALVES DO PRADO
SÉRIE: 2º ANO “A”

ESTUDO DOS ANIMAIS
E OS FILOS DO REINO ANIMÁLIA

Trabalho solicitado pela disciplina de Biologia para obtenção denota do 4º (quarto) Bimestre.
Professora: Karla

SANCLERLÂNDIA
NOVEMBRO DE 2012
Sumário

1. Introdução 4
2. Filo Porifera 5
3. Filo Cnidaria 7
4. Filo Platyhelminthes 9
5. Filo Nematoda 11
6. Filo Mollusca 13
7. Filo Annelida 14
8. Filo Arthropoda 16
9. Filo Echinodermata 19
10. Filo Chordata 21
11. Conclusão24
12. Bibliografia 26

Introdução

O reino animália inclui grande variedade de organismos, distribuídos em cerca de 35 filos. Há pouco mais de um milhão de espécies catalogadas, mas acredita-se que possa haver entre três e 30 milhões de espécies animais viventes.
Animais são organismos eucariótipos, ou seja, suas células têm núcleo delimitado por um envelope membranoso,citoesquelético de proteínas e organelas membranosas no citoplasma. Nesse aspecto, assemelham-se a fungos, protoctistas e plantas, e diferem de bactérias e arqueas, que são seres procarióticos.
O ciclo reprodutivo sexual dos animais consiste na união de duas células sexuais haploides: o gameta feminino – óvulo – e o gameta masculino – espermatozoide. A célula resultante dessa união é o zigoto diploide, quecontém material genético dos dois gametas.
O desenvolvimento do zigoto origina um conjunto maciço de células, a mórula, que logo se desenvolve em uma bola com cavidade interna – a blástula. Considerada a principal novidade evolutiva, ou apomorfia, dos animais, a blástula está presente em todos os representantes do grupo e ausente em todos os outros seres vivos.
O desenvolvimento da blástula leva aoestágio embrionário denominado gástrula, em que se diferem os tecidos embrionários básicos, conhecidos como folhetos germinativos.
O trabalho a seguir descreve formas de vida, estrutura corporal, forma de obtenção de nutrientes, principais características, ambientes em que são encontrados e ainda imagens dos animais dos principais filos do reino animália: Porifera, Cnidaria Platyhelminthes,Nematoda, Mollusca, Annelida, Artropoda, Echinodermata e Chordata.

FILO PORIFERA (PORÍFEROS OU ESPONJAS)

* Formas de Vida
O grupo dos poríferos tem representantes de formas, cores e tamanhos variados. A maioria das espécies possui corpo assimétrico, mas algumas têm forma de vaso. As cores podem variar: há esponjas cinzentas, vermelhas, amarelas, laranjas e violetas. A maioria dos poríferosmede poucos centímetros, mas há espécies que chegam a atingir entre 1 e 2 metros de altura.
* Estrutura do Corpo
Uma esponja simples pode ser comparada a um cilindro oco, fechado na base e com uma abertura relativamente grande no topo, o ósculo (do latim osculum, diminutivo de “boca”). A água penetra através de muitos poros microscópicos presentes na superfície corporal (daí o nome do filo) eatinge uma cavidade interna, a espongiocela; dali a agua é lentamente expelida pelo ósculo.
* Formas de Obtenção de Nutrientes
As esponjas alimentam-se das partículas orgânicas presentes na água que circula em seu corpo, por isso diz-se que elas são animais filtradores. Além de alimento a água que entra pelos poros e sai pelo ósculo traz gás oxigênio e minerais, levando o gás carbônico e asexcreções resultantes das atividades celulares.
* Principais Características
O filo Porifera costuma ser dividido em três classes: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.
Os representantes da classe Calcarea são todos marinhos e caracterizam-se por apresentar predominantemente espículas de carbonato de cálcio como elementos de sustentação esquelética. A maioria das esponjas desta...
tracking img