Riscos no ambiente hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Nos estabelecimentos de assistência à saúde, os profissionais enfrentam várias situações de risco em seu ambiente de trabalho. Muitos desses riscos são deixados de lado sem dar a devida importância e pouco se faz para que não se repitam. Muitas vezes os profissionais da saúde trabalham sem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), tendo a consciência que sua profissãoesta exposta a vários agentes de riscos.
Entre eles encontram-se os riscos biológicos, físicos, químicos, psicossociais e ergonômicos. A convivência com tais riscos predispõe os trabalhadores a se tornarem enfermos e a sofrerem acidentes de trabalho, quando não adotadas medidas de segurança. A enfermagem esta constantemente exposta a riscos ocupacionais em seu cotidiano como um simples auxílioao paciente no banho de chuveiro, onde muitos profissionais utilizam sacos de lixo amarrados aos pés para protegê-los, devido à ausência de EPI apropriados.
A coleta e administração de medicamentos nos quais transportam seringas e agulhas contaminadas com microrganismos patogênicos pelos corredores sem proteção, para serem depositados em caixas de descarte localizadas longe dos locais de coleta emuitas vezes com capacidade esgotada, não sendo respeitados os limites estipulados pelo fabricante.
Também a presença de trabalhadores que utilizam calçados abertos e adornos, que facilita a possibilidade de sofrerem quedas e possível contaminação.
O trabalho de Enfermagem não é apenas perigoso e insalubre, ele é penoso e com tarefas completas, presença permanentemente e exigida,imprevisibilidade, continuidade, trabalho noturno, confrontação com o sofrimento e a morte.
Diante das consideráveis conquistas de outras categorias de trabalhadores, como explicar o atraso que se encontra a enfermagem na luta por melhores condições de higiene e segurança no ambiente de trabalho.
Para Oliveira (1997), ”A enfermagem tem sido reconhecida como uma ocupação de alto risco e com problemasparticulares de saúde”.
O movimento sindical foi um dos primeiros e o único durante muito tempo a denunciar o avivamento destas condições de trabalho, que marcam o corpo do trabalhador, com o envelhecimento precoce e a incapacidade resultante de acidentes e doenças profissionais.
Segundo o Comitê on Quality of Health Care in America, no mundo a área de saúde é a oitava no ranking dos setores de maioríndice de mortes. São registrados cerca de noventa e oito mil mortes em hospitais a cada ano (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 2006).

A partir da portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978, foram aprovadas as normas regulamentadoras (NR`s), relacionadas à segurança e medicina do trabalho, que são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos deadministração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário que possuam empregados regidos pela consolidação das leis do trabalho (CLT) (ARAÚJO, 2002, p. 43).
Perante o exposto e, por acreditarmos que o trabalhador de enfermagem deva se preocupar com os riscos profissionais a que está exposto na atividade que desenvolve, temos por finalidade demonstrar a importância documprimento da NR-32 dentro dos estabelecimentos de saúde e prestar assistência adequada não só de quem cuida, mas também ao cuidador.
A metodologia adotada foi à abordagem de pesquisa bibliográfica. As fontes das mesmas foram de livros, revista, artigos, literaturas especializada na área e normas regulamentadoras.
RISCOS BIOLÓGICOS
Abrangem doenças transmissíveis agudas e crônicas, parasitoses, reaçõestóxicas e alérgicas a plantas e animais. Para o trabalhador hospitalar, esse risco é representado principalmente pelas infecções causadas por bactérias, vírus, rickettsias, clamídias e fungos e, em menor grau, pelas parasitoses produzidas por protozoários, helmintos e artrópodes.
Segundo Barbosa Filho (2001), discute a sua importância em razão da função reprodutora da mulher, uma vez que o...
tracking img