Riscos Ocupacionais no ambiente hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Riscos ocupacionais no ambiente hospitalar

A saúde ocupacional ou saúde do trabalhador refere-se à promoção e à preservação da integridade física do trabalhador durante o exercício de sua função, detectando por meio da abordagem de prevenção, rastreio e diagnóstico precoce de agravos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danosirreversíveis à saúde do trabalhador.
A identificação dos fatores de riscos tem como objetivos principais reconhecer e avaliar os riscos indicando maneiras de gerenciamento, buscando monitorar, e se possível, diminuir a incidência de acidentes de trabalho dos quais estão expostos os profissionais durante o desenvolvimento de suas atividades laborativas.
Os trabalhadores de enfermagem durante aassistência ao paciente estão expostos a inúmeros riscos ocupacionais causados por fatores químicos, físicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos, incluindo os psicossociais, que podem ocasionar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Os riscos nas unidades hospitalares são decorrentes, de maneira especial, da assistência direta prestada pelos profissionais de saúde à pacientes em diversosgraus de gravidade.
Esta assistência implica no manuseio de equipamentos pesados e materiais perfurantes e/ou cortantes muitas vezes contaminados por sangue e outros fluidos e quimioterápicos, no descarte de materiais contaminados no lixo hospitalar, nas relações interpessoais de trabalho e produção, no trabalho em turnos, no trabalho predominantemente feminino, nos baixos salários, na tensãoemocional advinda do convívio com a dor, o sofrimento e, muitas vezes, da perda da vida, entre outros.
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho, que, dependendo da sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores e riscos ocupacionais todas as situações de trabalhoque podem romper o equilíbrio físico, mental e social das pessoas, como os riscos ergonômicos, mecânicos/de acidentes e psicossociais
Ao ter interferência em sua qualidade de vida, o profissional muda atitudes, tanto no âmbito intrafamiliar quanto no intra-hospitalar, podendo comprometer o relacionamento interpessoal no trabalho e a qualidade do atendimento aos clientes, o que trará certamenteconsequências ao indivíduo e/ou à população assistida.
Podemos caracterizar os riscos aos quais a enfermagem está exposta, desse modo:



Riscos físicos
Referem-se aos ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, temperaturas extremas, pressões anormais e umidades, dos pisos escorregadios, iluminação inadequada e exposição á incêndios e choques elétricos.
Um risco físicoencontrado no ambiente hospitalar, especificamente, na UTI é o de radiações ionizantes que foram mencionadas por 15 (22%) trabalhadores como outro risco existente no ambiente de trabalho. Elas são emitidas pelo aparelho de raios-X, sendo que em uma UTI a exposição é diária e periódica, porém não contínua.
Como medidas de precauções as condições térmicas do local de trabalho devem proporcionarconforto aos trabalhadores, com temperatura mantida entre 24 e 26ºC, estável e igual em todos os compartimentos, evitando deslocamento de ar excessivo e conservando a umidade relativa em níveis de 40 a 60%.
Calor: Amplamente utilizado no ambiente hospitalar nas operações de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos e áreas hospitalares, dentre outros.
O trabalhador encontra-se diante do riscofísico do calor em ambientes como centro de esterilização de materiais, serviços de nutrição e dietética, lavanderia hospitalar e casa de caldeiras. Em relação às formas de proteção contra o calor, algumas são necessárias, como:
- Proteção contra calor radiante (contato direto entre as partes que recebem e as que cedem calor): Deve-se fazer uso de anteparos refletores, como placas de alumínio...