Riscos ocupacionais para o profissional de enfermagem no ambiente hospitalar: revisão de literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RISCOS OCUPACIONAIS PARA O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE HOSPITALAR: REVISÃO DE LITERATURA

Rubinéia Camila Pereira Mackoviak[1]
Patricia Fernandes Barreto[2]


INTRODUÇÃO

São vários os riscos ocupacionais (RO) que acometem os profissionais de enfermagem. Durante a assistência estão expostos a inúmeros riscos causados por fatores químicos, físicos, mecânicos,biológicos, ergonômicos e psicossociais, que podem ocasionar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Com este ponto de partida, o presente estudo observou os aspectos relacionados aos acidentes do trabalho, de uma maneira geral.
Segundo Leite, Silva e Merighi (2007), os acidentes do trabalho são mais facilmente notificados comparados às doenças ocupacionais, as quais requerem uma avaliação ecomprovação do nexo causal para ser distinguido como tal, originar os dados de adoecimento dos trabalhadores.
Neste sentido, os hospitais diferem de outras instituições pela marcante complexidade e peculiaridade dos serviços prestados que precisam responder às necessidades individuais dos clientes. Devido às atividades que devem ser realizadas com rapidez e qualidade adequadas, muitasdas situações pode gerar desgaste físico e emocional do trabalhador de enfermagem (ALVES; GODOY; SANTANA, 2007).
Além disso, a conduta esperada do trabalhador após esta exposição deve ser definida e orientada, para que medidas preventivas possam ser adotadas.
A escolha da temática, surgir em virtude de que o enfermeiro, demonstra preocupar-se pouco com os riscos a que estãoexpostos ao prestar o cuidado ao paciente hospitalizado. E a tentativa de identificar os estudos que fala sobre os riscos ocupacionais para os trabalhadores de enfermagem. Como pesquisado por Oliveira & Murofuse (2001) que os trabalhadores de saúde conhecem os riscos à sua saúde de uma forma genérica. E que o conhecimento demonstrado é fruto da prática cotidiana e não oriundo da existência de umserviço de saúde ocupacional na instituição.
Tendo em vista estes fatores de agravo à saúde dos trabalhadores destaca-se a importância de identificar os principais riscos ocupacionais que os trabalhadores de enfermagem estão expostos e as possíveis conseqüências provocadas em sua saúde.


METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva, mediante a seleção de publicaçõesem periódico nacional, em base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde.
A coleta de dados deu-se através de artigos científicos foram encontrado 10457 artigos que possuíam relação com saúde ocupacional na enfermagem (2.309), saúde do trabalhador de enfermagem (7.751), doença ocupacional na enfermagem (122), riscos ocupacionais na enfermagem (270), Norma Regulamentadora 32 (5), e foipreenchido o roteiro elaborado pela autora. Posteriormente foram elaboradas planilhas, considerando, primeiramente o total de artigo e dissertações, e depois o número correspondente a saúde ocupacional, saúde do trabalhador, doença ocupacional, riscos ocupacionais, e enfermagem.
Procedeu-se à leitura dos artigos compreendendo o período de 2000 a 2011, foram encontrados 40 artigos e selecionados 21de forma a atender o assunto.


1. RISCOS OCUPACIONAIS QUE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ESTÃO EXPOSTOS

Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho, que, dependendo da sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição é capaz de causar danos à saúde dos trabalhadores e riscos ocupacionais todas assituações de trabalho que podem romper o equilíbrio físico, mental e social das pessoas, como os riscos ergonômicos, mecânicos/de acidentes e psicossociais (NISHIDE & BENATTI, 2004)
Os fatores físicos estão relacionados com várias formas de energia trabalhadores podem estar expostos a, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações...
tracking img