Riscos ergonomicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Riscos Ergonômicos



Vinicius Muniz Moraes

Emir de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
SEG (0103) – Prática do Módulo II
18/06/2012



RESUMO


Risco, segundo a norma OHSAS 18001 é a combinação da probabilidade e gravidade (conseqüência) de um determinado evento fator de risco (ou perigo) ocorrer. Contudo, “Fator de risco” é expressado por uma situação oufonte potencial de danos em termos de acidentes pessoais, doença, danos materiais, danos ao ambiente de trabalho ou a combinação dos mesmos.Em suma para definirmos o quanto uma atividade ou situação de trabalho apresenta de risco ergonômico precisamos saber muito bem identificar o agente potencial (perigo ou fator de risco) e conseqüentemente quantificá-lo.


Palavras-chave: OHSAS 18001,Potencial, Danos, Acidentes.



1 INTRODUÇÃO

Ergonomia é uma ciência que estuda a adequação do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores e de todas as pessoas, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, em seu ambiente de trabalho, ou em todas as suas atividades. Portanto, é uma ciência recente que veio a tona logo depois dasegunda guerra mundial, e estuda a relação do ser humano com o seu trabalho. A ergonomia é composta pela, antropometria, biomecânica e fisiologia, ambas estudando especificamente o corpo humano e as relações dele com o labor.
Assim a Ergonomia é a adaptação do trabalho ao ser humano, o trabalho para ser realizado depende de uma série de fatores e alguns ainda serão citados.
O trabalho deve sersuportável ao longo do tempo: o trabalhador deve poder executar a tarefa durante o tempo necessário, diariamente, e se for o caso, durante toda uma vida profissional, sem sofrer danos por isso.






2-Riscos Ergonômicos
A legislação brasileira reconhece a importância da ergonomia para as atividades ocupacionais atuais, tanto que foi criada uma norma regulamentadora somente para aergonomia (NR-17). Entre os riscos ergonômicos, destacamos como exemplo, aqueles que têm maior relação com o uso de computadores são: exigência de postura inadequada, utilização de mobiliário impróprio, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade. Além desses riscos, as condições gerais do ambiente de trabalho fazem parte daavaliação ergonômica, aqui incluídos o nível de iluminamento, temperatura, ruído e outros fatores que, depois de analisados no local, tenham influência no comportamento dos trabalhadores. Podemos considerar riscos ocupacionais a probabilidade de um evento se tornar realidade. Riscos ambientais são considerados como agentes que podem causar danos à saúde do trabalhador, em função de sua natureza,concentração ou intensidade e tempo de exposição. São divididos em cinco categorias: físicos, químicos. Biológicos, ergonômicos e de acidentes. Dentre os riscos físicos, encontramos alguns agentes como: Ruído, vibração, temperatura extrema, radiações, intrassom e ultrassom.
A exposição do trabalhador ao risco gera o acidente, cuja conseqüência nesses casos tem efeito mediato, ou seja, ela seapresenta ao longo do tempo por ação cumulativa desses eventos sucessivos. É como se a cada dia de exposição ao risco, um pequeno acidente, imperceptível, estivesse ocorrendo. As consequências dos acidentes do trabalho desse tipo são as doenças profissionais ou ocupacionais.
A maneira verdadeiramente eficaz de impedir o acidente é conhecer e controlar os riscos. Isso se faz, no caso das empresas, comuma política de segurança e saúde dos trabalhadores que tenha por base a ação de profissionais especializados, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos. Para padronizar esse trabalho foi estabelecida a obrigatoriedade de os empregadores elaborarem um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conhecido pela sigla PPRA. Esse programa, objeto de uma Norma Regulamentadora do...
tracking img