Uso de ferramentas manuais

A Agropecuária, por suas características, é uma das maiores usuárias das ferramentas manuais, dentre todas as demais atividades profissionais. Além dessas ferramentasse constituirem numa das maiores causas de acidentes entre os agricultores (principalmente o facão), muitas vezes, a improvisação ou má qualidade de fabricação, contribuem para os riscos ergonômicos doseu emprego.

facão várias ferramentas
As ferramentas manuais devem estar adequadas ao agricultor, não somente ao trabalho. Aquelas que exigem a aplicação de esforço muscular excessivo (as quepesam entre 4 e 8 kg exigem muito dos músculos, se estão sujeitas à posição horizontal por mais de três minutos) e/ou posturas incômodas, podem ocasionar tensão na mão, braço e ombros, de formaacumulativa ou gradual.

cabos ergonômicos
Por outro lado, o desvio do punho em mais de 30 graus, afeta diretamente a quantidade de força transferida da mão para a ferramenta. Assim, o formato e a seleçãoapropriada das ferramentas manuais, são fundamentais para se evitar os Transtornos por Trauma Cumulativo (TTC), bem como para aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos trabalhadoresrurais. Os cabos das ferramentas que aparecem na figura ao lado, foram desenhados para evitar esse problema.

cabos
Por falar em cabos de ferramentas, os cabos de madeira envernizada, fornecem umasuperfície de sustentação melhor do que os de metal ou plástico. Os cabos de borracha, podem se tornar pegajosos. Os cabos condutores de frio, reduzem a temperatura da mão e aumentam o risco de lesõescumulativas. Caso seja necessário um agarre ou aperto mais firme, o cabo deverá ser redondo, de forma que a força possa ser distribuída numa superfície maior. As ferramentas que não se adaptam aoscanhotos ou apresentam dificuldades para alternar as mãos, também criam problemas.

Para evitar o esgotamento gradual dos músculos, a chamada carga estática (sustentar uma ferramenta ou manter dada... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 08). Riscos Ergonomicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Riscos-Ergonomicos/32052592.html

MLA

"Riscos Ergonomicos" TrabalhosFeitos.com. 08 2013. 2013. 08 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Riscos-Ergonomicos/32052592.html>.

MLA 7

"Riscos Ergonomicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2013. Web. 08 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Riscos-Ergonomicos/32052592.html>.

CHICAGO

"Riscos Ergonomicos." TrabalhosFeitos.com. 08, 2013. Acessado 08, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Riscos-Ergonomicos/32052592.html.