Riscos ergonomicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia e melhorias no Ambiente de Trabalho
Um dos principais riscos encontrados nos mais diversos ambientes de trabalho e responsável por uma gama variável de doenças ocupacionais é o RiscoErgonômico. 

O ambiente de trabalho ergonomicamente incorreto é um causador importante do adoenciamento físico e mental dos trabalhadores. 

Mas, o que é Ergonomia? Quais são as consequências advindasde um ambiente laboral onde o trabalhador é submetidos a fatores de riscos ergonômicos? O que fazer para prevenir o aparecimento de doenças nesses ambientes? 

Na sua origem, a palavra Ergonomiasignifica: ERGO= trabalho; NOMOS= regras; ou seja, um conjunto de regras para se organizar o trabalho. 

Assim, podemos conceituar Ergonômica como um conjunto de ciências e tecnologias que procura aadaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano (Ergonomia Aplicada Ao Trabalho, Dr. Hudsonde Araújo Couto, 1995, editora Ergo). 

Portanto, a aplicação da ergonomia ao trabalho visa basicamente o aumento do conforto, a diminuição de lesões e o aumento da produtividade. 

São áreas deaplicação da Ergonomia:
I. Ergonomia na Organização do trabalho pesado 
Planejar o trabalho em atividades fisicamente pesadas, com alto dispêndio de energia e, em alguns casos, em ambientes dealta temperaturas, tendo como objetivo evitar os quadros de fatigas.
II. Biomecânica aplicada ao trabalho 
É o estudo dos movimentos humanos sob a ótica da mecânica. Estudamos as sobrecargas nacoluna vertebral, as posturas incorretas, a prevenção da fadiga muscular, a prevenção das tendinites, tenossinovites, as lesões por movimentos repetitivos etc.
III. Adequação ergonômica geral do postode trabalho 
Através dos estudos de antropometria, planeja-se os postos de trabalho visando um índice de satisfação de 90% da população trabalhadora, nos diversos tipos de trabalhos em pé,...
tracking img