Risco e desconto do futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Idade e sua relação com desconto do futuro e
propensão ao risco em mulheres.
Identificação:Grande área do CNPq.: Área do CNPq:Título do Projeto: Desconto do futuro e propensão ao riscoProfessor Orientador: Rosana Suemi TokumaruEstudante PIBIC/PIVIC: Renato de Jesus Catani |

Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar como se dão as relações entre o desconto do futuro e a propensãoao risco e que influências a idade exerce nesta relação para o gênero feminino. Para isto contamos com a participação de 217 mulheres divididas em 2 grupos: “Adultas” com média de idade de 49,09 anos e ao menos nível médio de escolaridade, sendo que a maioria possuía Ensino Superior e “Jovens” com média de idade de 18,78 anos, sendo todas universitárias. A Escala de Propensão ao Risco Situacional(EPRS) foi um dos dois instrumentos utilizados e o outro, uma medida de escolhas monetárias, a fim de medir o construto Desconto do Futuro. Os grupos apresentaram diferenças significativas em relação ao desconto do futuro e aos fatores de risco, sendo que as mulheres Adultas apresentaram maiores taxas em relação ao desconto e menores em relação à propensão a risco. Concluímos que existe relaçãoentre a idade e fatores de risco e idade e desconto do futuro, embora não tenha sido possível encontrar uma relação única e direta entre Desconto do Futuro e Propensão ao Risco.

Palavras chave: Desconto do futuro, propensão ao risco, idade, mulher.

1 - Introdução

A espécie humana desenvolveu ao longo do tempo a capacidade de planejar o futuro, de estender sua interação com o mundo paraalém do “aqui e agora”, o que é uma característica que a diferencia dos outros animais (RIDLEY, 2004). Porém, em alguns casos, existe ainda uma tendência à escolha por comportamentos propensos ao risco e por comportamentos que beneficiam o indivíduo com ganhos imediatos (Desconto do futuro - DALY & WILSON, 2005).
Com base em Daly & Wilson (2005), podemos definir o desconto do futuro como apreferência por menores ganhos, desde que imediatos, a ganhos maiores no futuro. Ou seja, quanto mais a pessoa antecipa seus ganhos, mais descontadora do futuro será.
Estas tendências de comportamento têm sido relacionadas de forma pejorativa à “impulsividade” (DALY & WILSON, 2005), sendo que para estes indivíduos existe algum ganho em se comportar dessa maneira, mas que aparentemente paraobservadores desatentos, estes comportamentos são tidos como prejudiciais e indesejáveis (ROSS & HILL, 2002). Segundo Daly e Wilson (2005), a preferência pelo adiantamento das tomadas de decisão é uma característica adaptativa da espécie, pois a reprodução precoce geralmente permite uma maior taxa de efetividade que a reprodução tardia e também os riscos de perda ao adiar a obtenção do recursoaumentam, já que as chances de mortalidade aumentam com o passar do tempo.
Já a propensão ao risco é um conceito relacionado à predisposição de indivíduos a se engajar em comportamentos que envolvam risco à sua integridade física e mental, pondo em risco até mesmo sua sobrevivência (FEIJÓ & OLIVEIRA, 2001; ROSS & HILL, 2002).
Apesar da relação entre desconto do futuro e propensão ao riscoser ainda controversa, pois há autores que colocam essa relação como equivalente, enquanto outros colocam esses construtos como sendo diferentes (WILSON & DALY, ANO), existe uma tendência do sujeito se expor a riscos maiores ao adiantar a busca por um recurso (WILSON & DALY, 1997). Podemos esperar que quanto maior for a taxa de desconto do futuro, maior será sua propensão ao risco, poisao se desejar antecipar os ganhos de determinado recurso, o indivíduo tende a se expor mais, assumindo maiores riscos (WILSON & DALY,1997).
Em relação ao gênero, o desconto do futuro relaciona-se com a diferença de potencial reprodutivo entre homens e mulheres. Segundo Harrant e Vaillant (2008) a propensão ao risco, se apresenta em menor grau nas mulheres que nos homens. De acordo com a...
tracking img