Risco retorno e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mensuração de Risco e Retorno

O retorno sobre o investimento deve ser proporcional ao risco envolvido, risco é uma medida da volatilidade dos retornos e dos resultados futuros.
Riscos de maneira mais ampla, o risco no mercado financeiro pode ser entendido como a probabilidade de perda em razão de uma exposição ao mercado.
As perdas no mercado financeiro podem decorrer dediversos eventos, principalmente aqueles relacionados ás variações nas taxas de juros e nos preços de mercado.
Desde que o risco não possa ser eliminado, é essencial que sejam adotadas medidas para minimizá-los de maneira a permitir que a organização atinja da melhor forma possível, seus objetivos estabelecidos. Uma eficiente gestão de risco é essencial para a competitividade dos bancos eestabelecimento de suas estratégias de atuação.
Além do cumprimento dos objetivos da empresa, a gestão de risco é importante para:
• Identificar a exposição da empresa ao risco e identificar seus aspectos mais frágeis;
• Minimizar perdas financeiras;
• Imunizar o capital da empresa.

Os riscos financeiros de um banco podem ser originar de suas diversas atividadesoperacionais tais como créditos concedidos, captações, variações das taxas de juros de mercado, falhas internas e controle entre outras.











Riscos Financeiros


Os principais riscos financeiros atualmente enfrentados pelos bancos em suas atividades de intermediação financeira são classificados da seguinte forma:


• Risco de Variação das Taxas de Juros
• Riscode Crédito
• Risco de Mercado
• Risco Operacional
• Risco de Câmbio
• Risco Soberano
• Risco de Liquidez
• Risco Legal


Desde que não haja possível ou, muitas vezes, desejável eliminar totalmente o risco, é importante que a instituição financeira planeje uma boa administração de seus riscos, avaliando o potencial de perda possível associada a umevento (alteração preços ou de taxas de mercado, por exemplo) e sua respectiva probabilidade de ocorrência.
As perdas de uma instituição se potencializam quando certos eventos ocorrem ao mesmo tempo e de forma conflitante. Por exemplo, se uma instituição financeira atua em mais de um mercado ao mesmo tempo e o comportamento de ambos é contrario á sua posição assumida, isso determina perdasmais relevantes aos resultados do banco.
Ambientes econômicos de altas taxas de juros, associadas a baixa taxa de crescimento da economia, costumam também contribuir para a elevação do risco de crédito.







Risco de Liquidez

O risco de liquidez está relacionado com a disponibilidade imediata de caixa diante de demandas por parte dos depositantes e aplicadores (titularesde passivos) de uma instituição financeira. Quando os recursos de caixa disponíveis de um banco são minimizados por não produzirem retornos de juros, o risco de liquidez aumenta pelas possibilidades de retiradas imprevistas dos depositantes do banco. Nesses casos, deve a instituição ter a flexibilidade de poder captar recursos adicionais no mercado sempre que essas retiradas se verificarem.Por outro lado, diante de instabilidade de mercado ou mesmo de uma avaliação negativa da própria instituição, podem ocorrer solicitações de saques em montante superior ao normal, deflagrando uma efetiva crise de liquidez no banco. Nesses casos, o custo de captação dos bancos para cobrir essas retiradas imprevistas eleva-se e, ao mesmo tempo, há uma natural retração de oferta de fundos aosbancos. Essa situação descreve uma crise de liquidez ainda mais grave, obrigando a instituição a vender seus ativos, geralmente a preço mais baixo, para lastrear as retiradas exigidas pelos titulares de passivos.
O extremo dessa crise de liquidez verifica-se quando todos os titulares de passivos passarem também a solicitar, ao caixa da instituição, a retirada de seus fundos aplicados, podendo...
tracking img