Gerencia de risco financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GERÊNCIA DE RISCOS FINANCEIROS
Prof. FENELON ARRUDA

RISCOS FINANCEIROS E GERÊNCIA DE RISCOS
• 1. CONCEITO DE RETORNO E RISCO FINANCEIROS
RETORNO É o ganho ou a perda total decorrente de um investimento para um intervalo de tempo fixado. É medido pela soma dos proventos em dinheiro durante o período com a variação de valor, em termos de porcentagem do investimento no início do período. Aexpressão do cálculo da taxa de retorno de qualquer ativo no período t, k(t), é definida como:

K(t)=( C(t)+P(t)-P(t-1) )/ ( P(t-1) ) , onde:

• K(t)= taxa observada, esperada ou exigida de retorno durante o período t • C(t)= fluxo de caixa recebido com o investimento no ativo no período de t-1 a t • P(t)= preço (valor) do ativo na data t • P(t-1)= preço (valor) do ativo na data t-1 Se t=1 ano,então K(t)= taxa anual de retorno RISCO
Prever os retornos em certo período de investimento pode não ser tarefa fácil. As Incertezas estão sempre presentes nos investimentos. É necessário medir essas Incertezas quando se tenta estimar as possíveis perdas na realização destes investimentos. RISCO pode ser definido como qualquer medida numérica dessa incerteza, ou avaliação dela.

• Riscorefere geralmente à variabilidade dos retornos associados a um ativo.
Comumente risco pode ser considerado como a possibilidade de perda financeira.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO MERCADO FINANCEIRO
Consideram-se cinco classificações: a) Risco para Administradores financeiros e Acionistas; b) Risco para Instituições Financeiras; c) Risco para Gestão de recursos de terceiros (Fundo de Investimento). d)Assimetria de informação e) Compliance

a)RISCO PARA ADMINISTRADORES FINANCEIROS E ACIONISTAS a.1) Riscos específicos da empresa
Risco operacional – A possibilidade de que a empresa não seja capaz de cobrir seus custos de operação. Seu nível é determinado pela estabilidade das receitas da empresa (fixos) e pela estrutura de seus custos operacionais (variáveis). Risco financeiro – Apossibilidade de que a empresa não seja capaz de saldar suas obrigações financeiras. Seu nível é determinado pela previsibilidade dos fluxos de caixa operacionais da empresa e suas obrigações financeiras com encargos fixos.

a.2) Riscos específicos dos acionistas

Risco de taxa de juros – A possibilidade de que as variações das taxas de juros afetem negativamente o valor de um investimento. A maioriados investimentos perde valor quando a taxa de juros sobe e ganha valor quando ela cai. Risco de liquidez – A possibilidade de que um ativo não possa ser liquidado com facilidade a um preço razoável. A liquidez é significativamente afetada pelo porte e pela profundidade do mercado no qual o ativo é costumeiramente negociado. Risco de mercado – A possibilidade de que o valor de um ativo caia porcausa de fatores de mercado independentes do ativo (como eventos econômicos, políticos e sociais). Em geral, quanto mais o valor do ativo reage ao comportamento do mercado, maior é o seu risco; quanto menos reage, menor é seu risco.

a.3) – Riscos para empresas e acionistas
Risco de evento – A possibilidade de que um evento totalmente inesperado exerça efeito significativo sobre o valor da empresaou um ativo específico. Esses eventos raros, como a decisão do governo de mandar recolher do mercado um medicamento popular, costumam afetar somente um pequeno grupo de empresas ou ativos. Risco de câmbio – A exposição dos fluxos de caixa esperados para o futuro a flutuações das taxas de câmbio. Quanto maior a possibilidade de flutuações cambiais indesejáveis, maior o risco dos fluxos de caixa e,portanto, menor o valor da empresa ou do ativo. Risco de tributação - A possibilidade de que mudanças adversas na legislação tributária venham a ocorrer. Empresas e ativos cujos valores são sensíveis a essas mudanças implicam maior risco.

Risco de poder aquisitivo – A possibilidade de que a variação dos

níveis gerais de preços, causada por inflação ou deflação na economia, afete...
tracking img