Risco e retorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
TEMA: RISCO E RETORNO
- Relação entre Risco e Retorno
No mercado financeiro em geral não é possível ter grandes resultados (retornos) sem se arriscar. Por isso Risco e Retorno são as análises a serem feitas para que se tomem decisões corretas em um investimento, onde:
RISCO: possibilidade de prejuízo financeiro ou volatilidade de retorno associada a umativo
RETORNO: ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante determinado período de tempo
Portanto Risco é a probabilidade de o retorno efetivamente ocorrido em um investimento ser diferente do retorno previamente esperado por este investimento.
Em qualquer tipo de investimento, existem diferentes tipos de risco que terá que ser analisado para se decidir sedeterminado investimento trará o retorno esperado. Alguns destes riscos que se encontram incluem:
Risco de mercado - os riscos que provêm dos movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista.

Risco político - o risco de determinado país mudar políticas que afetam aquilo em que se investiu.

Risco de taxas de juro - o valor do investimento pode ser afetado pela variação dastaxas de juro.

Risco de crédito - quando determinada empresa ou indivíduo consegue pagar o que lhe foi emprestado ou os juros desse valor.

Risco de país - o risco associado ao facto de determinado país não ser capaz de pagar as suas obrigações financeiras.

Risco de câmbio externo - quando as variações das taxas de câmbio de determinado país afetam o investimento.
Compreender a relação entrerisco e retorno
Obviamente, o risco e o retorno andam de mãos dadas quando se fala em investimento. Alguns fatores que vão interferir na determinação do nível de risco incluem: a volatilidade, o conhecimento dos diferentes tipos de risco, a compreensão do funcionamento de uma pirâmide de risco e a percepção de como o risco afeta o retorno. Isto vai permitir que fosse capaz de tomar decisões deinvestimentos prudentes se compararem os dois fatores um com o outro.
O investidor deverá ser capaz de avaliar os diferentes tipos de risco associados a cada tipo de investimento.
EX: Carteira de Investimentos
O mais indicado seria iniciar os investimentos de menor risco, como por exemplo, fundos de investimentos. À medida que a sua carteira vai ganhando dimensão, poderá expor-se a níveis derisco superiores, como investimentos em ações.
- Calculando retornos esperados de Projetos arriscados
O propósito da avaliação de investimentos é estimar as chances econômicas de um projeto de investimento proposto. Ela é uma metodologia para se calcular os retornos esperados baseados nas projeções dos fluxos de caixa de muitas variáveis do projeto, frequentemente inter-relacionadas. O risco surgeda incerteza envolvendo estas variáveis do projeto. Algumas ferramentas utilizadas para calcular esse risco:

Incerteza no projeto
A primeira tarefa na avaliação de um projeto é estimar os valores futuros das variáveis do projeto. Geralmente, utilizamos informações a respeito de um evento específico do passado para predizer um resultado futuro possível do mesmo ou de um evento similar. Aabordagem usualmente empregada na avaliação de investimentos é calcular uma “melhor estimativa” baseada nos dados disponíveis e usá-la como entrada do modelo de avaliação.

Atribuindo Probabilidades
As probabilidades nos ajudam a determinar as chances ou promessa de sucesso.
Algumas probabilidades podem ser identificadas de forma direta, como por exemplo, jogar uma moeda e anotar os resultadosobtidos no cara e coroa.
Já outras probabilidades são mais complexas devido às incertezas, como por exemplo, a introdução de um novo produto ou serviço. Por isso os administradores estipulam pesos e intervalos de tempo para avaliar essas probabilidades.

Avaliação do Risco
Ferramentas mais utilizadas:
1. Análise de sensibilidade: abordagem comportamental, utiliza várias estimativas de...
tracking img