Rio e a olimpiada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Magia não transforma, maquia


Abracadabra e... os estádios olímpicos estão prontos e eficientes. Abracadabra e... os alojamentos dos atletas estão construídos. Abracadabra e... aeroportos e transportes públicos estão modernos e eficazes. Abracadabra e.. o mais importante: todos os problemas da cidade do Rio de Janeiro estão resolvidos, graças às olimpíadas de 2016.
Um mágico nãotransforma um lenço em uma flor e nem tira um coelho da cartola da noite para o dia, é um longo processo de estudo e muito treinamento. Da mesma forma as olimpíadas não devem ser percebida com a fórmula mágica, com poderes de extinguir problemas que se arrastam há muito tempo na cidade do Rio de Janeiro. Não é possível em cinco anos resolver questões sociais, políticas e econômicas construídas em 500anos, a não ser com muita demagogia. Da mesma forma que as operações urbanas também não podem ser consideradas fórmulas mágicas, porque, na teoria traz melhoria para toda a sociedade, mas na prática ambas tendem a privilegiar uma parte da sociedade, quase sempre a que tem mais recursos econômicos, a que detêm o poder.
As olimpíadas podem trazer uma serie de benefícios ao Rio deJaneiro, como: uma melhor infra-estrutura na cidade; maior reconhecimento mundial; aumento do potencial turístico, gerando mais empregos e aquecimento econômico; diminuição da quantidade de pessoas de classes sociais mais baixas. Para tanto é necessário um controle minucioso do planejamento do evento, colocando os interesses públicos acima dos interesses privados.
As ações governamentais devemser pensadas muito além deste evento esportivo. Os projetos não devem ter como foco apenas o evento, mas sim um projeto que ajude a solucionar os problemas da cidade. Principalmente considerando os dados abordados no texto “Rio de Janeiro e Barcelona: os limites do paradigma olímpico” que afirmam que para as olimpíadas se concretizar será necessário um investimento de 28,8 bilhões de reais, sendoque apenas 3,6 bilhões (o que representa 12,5%) não é financiada pelo poder público. Isso forma uma parceria público privado (PPPs), mas canalizando os investimentos públicos para atender interesses privados, ou seja, utiliza os investimentos públicos em determinadas áreas (mais valorizadas) com o objetivo de atender os interesses do mercado imobiliário.
Barcelona foi a sede dos jogos olímpicosde 1992 e a preparação para este evento foi entendida como a fase final de um projeto de reestruturação da cidade (que teve inicio da década de 1970), portanto o principal objetivo dessa reestruturação era trazer investimentos externos para a cidade. Para isso foram realizadas uma série de obras que geraram após as olimpíadas um grande desenvolvimento, principalmente econômico pra cidade que foiinvestida em aspectos de interesse publico. Ou seja, em aspectos relacionados à infra-estrutura: melhoria das estradas, transportes, habitação, escritórios e salas comerciais, telecomunicação, serviços tecnológicos, hotelaria, construções esportivas e infra-estrutura do meio ambiente. Estas obras são chamadas de “legado olímpico” (legado olímpico é o uso das obras após o evento, o resultadofinal), pois se tornaram a principal justificativa para a realização das olimpíadas. Pode-se dizer que o legado olímpico para Barcelona foi bastante positivo, bem como “no caso de Londres que 70% de todo o investimento foi para fazer obras que serão usadas muito depois dos jogos” (Jornal O Globo , página 14, do dia 25 de junho de 2011). Já no caso de Atenas, olimpíadas de 2004, os investimentos nãoproduziram melhorias significativas na vida da população (Jornal O Globo , página 14, do dia 25 de junho de 2011).
Como podemos observar no texto “Rio de Janeiro e Barcelona: o paradigma olímpico” o objetivo das olimpíadas nas duas cidades é diferente. Enquanto em Barcelona o evento foi utilizado como a parte final de um plano de reestruturação, o Rio de Janeiro não apresenta um objetivo...
tracking img