Rio da prata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 As Interações Humanas no Rio da Prata
O texto trás um relato das diversas relações que ocorriam entre colonizadores ibéricos e as populações indígenas da região conhecida como “Rio daPrata”, onde existiam enormes conflitos e pressões coloniais. A autora procura desmistificar a noção historiográfica homogênea e dicotômica construída ao longo do tempo que associavam os espanhóis aosmissioneiros e portugueses aos minuanos, criando assim alianças engessadas. Contrariando esta visão ela defende a heterogeneidade e dicotomias que variavam com o momento e pelos interesses dospersonagens envolvidos.
Procurando manter livre a região de invasões tanto dos índios ditos infiéis e de outros povos europeus os espanhóis traçaram uma política separatista, entre eles e os índiosmissioneiros, seguindo o exemplo das reduções que estavam dando certo no Paraguai. Os índios aldeados tornavam-se barreiras aos ataques, portanto usados para defesa do território. Elisa questionanovamente a historiografia que mantem a visão dos colonizadores ao classificar os nativos de acordo com seus interesses políticos, negando assim suas identidades, pois não permitia que fizessem suaspróprias escolhas. Até mesmo os usos de estereótipos foram táticas encontradas pelos colonos a fim de garantir segurança, proteção e até inculpabilidade.
A autora utiliza de exemplos para reafirmarque as alianças indígenas não eram estratificadas, mas existia uma mobilidade que variava com o histórico e com os benefícios advindos do acordo. Retrato disso nas próprias missões havia presença dosinfiéis, assim como os próprios missioneiros também fugiam para o lado dos minuanos. Ela narra as palavras do padre Nusdorfer que os minuanos eram “infiéis sem lei”, mas juntar-se a eles para muitosera um mecanismo de escape. Eles souberam administrar o rótulo que receberam em favor de suas próprias sobrevivências, buscando nas alianças àquelas que trouxessem maiores benefícios. Assim existiam...
tracking img