Rio + 20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio + 20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho de 2012, onde teve a participação doslideres de países que fazem parte da ONU. O objetivo dessa Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, tendo um dos tópicos mais relevantes e discutidos:Economia Verde e Quadro Institucional para o desenvolvimento sustentável.
- Economia Verde: Constitui um direito para a aplicação de politicas e programas com o objetivo de fortalecer e implementaros compromissos de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento este que devera observar o equilíbrio entre as questões sociais, econômicas e ambientais.
-Desenvolvimento Sustentável: Pretendeatender todas as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
A Conferência iniciou-se com apresentações de danças típicas brasileiras e discursos leves e burocráticos dapresidente Dilma Rousseff. Durante a inauguração do Pavilhão Brasil ela disse que o Brasil é um exemplo de que é possível crescer com sustentabilidade e pediu que todos os países do mundo assumamcompromissos de proteção do meio ambiente. Ela também criticou os países desenvolvidos, que não cumpriram as promessas feitas na Eco 92, entre as quais de ajudar financeiramente as nações mais pobres.Durante a conferência foi discutido assuntos sobre: aquecimento global, que provoca cada vez mais eventos climáticos extremos, ao desmatamento e aos oceanos ameaçados, à pobreza e aos quase um bilhãode famintos, e que em 2030 exigirá 50% mais alimentos, 45% mais energia e 30% mais água.
No final da Conferencia, o plano para a Economia Verde foi aprovado mesmo sendo fortemente criticado porambientalistas e organizações não governamentais. Criticas estas que foi feita pelo fato de não ser uma economia verde e sim uma economia capitalista de mercado que busca traduzir em termos de lucro...
tracking img