Rima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento de infraestrutura hídrica. Dois sistemas independentes,denominados EIXO NORTE e EIXO LESTE, captarão água no rio São Francisco entre as barragens de Sobradinho e Itaparica, no Estado de Pernambuco. Para beneficiar a região mais seca do País, a captação deágua do rio São Francisco será de cerca de 3,5% da sua vazão disponível. Em outras palavras, dos 1.850 m³/s de água do rio São Francisco, 63,5 m³/s serão retirados. Desse volume, 42,4 m³/s serãodestinados às bacias do Jaguaribe, Apodi, Piranhas-Açu e Paraíba, e 21,1 m³/s, ao Estado de Pernambuco, que compartilha a bacia do São Francisco.

IMPACTO NEGATIVO MAIS RELEVANTE:
PERDA E FRAGMENTAÇÃO DECERCA DE 430 HECTARES DE ÁREAS COM VEGETAÇÃO NATIVA E DE HABITATS DE FAUNA TERRESTRE

Ocorrerá em função do desmatamento, que será realizado ao longo da faixa onde os canais serão instalados, nasáreas dos reservatórios, canteiros de obras e estradas de acesso e nos locais de extração de terra e pedra. Estima-se que todas essas áreas somem aproximadamente 430 hectares, o que representa cerca de0,005% do total de formações naturais existentes na Área de Influência Indireta. O desmatamento promovido resultará também na perda de habitats da fauna terrestre da região. As áreas de CaatingaArbórea apresentam grande biodiversidade, sendo o lar de animais típicos da região. O corte dessas árvores poderá acarretar perda de animais adultos e filhotes. Além disso, os canais dividirão o ambiente,interferindo no deslocamento de animais.

MEDIDAS PROPOSTAS
• Restringir o desmatamento ao mínimo necessário para as obras. • Reforçar e apoiar a gestão das Unidades de Conservação existentes. •Estabelecer pontos de interligação dos ecossistemas, através da cobertura dos canais, em trechos que cruzem áreas de Caatinga Bem-Conservadas, particularmente aquelas mapeadas como arbórea e...
tracking img